O artista americano Juan Fontanive inaugura exposição em São Paulo

O artista Juan Fontanive prepara edições de obras inéditas no Brasil para apresentar a partir deste sábado (dia 4), às 11h, na Carbono Galeria, em São Paulo. A exposição Myxathesys ficará aberta ao público até dia 29 de novembro. Trata-se da primeira individual do artista no Brasil, sob curadoria de Laura Bardier.

juan

Divulgação

juan2

Divulgação

“Vou ter quatro das paredes cobertas com as grandes máquinas que se movimentam. Estas obras funcionam em mecanismos parecidos com os que movimentam relógios, sistema de engrenagem que move meu trabalho. Eles têm cabos de uretano, polias de alumínio e aço inoxidável, atualizado com tiras de fibra de carbono. Estas engrenagens movimentam imagens desenhadas por mim em placas de fibra de carbono”, explica o artista. A beleza das obras reside no movimento sequencial e repetitivo que elas produzem, e nas narrativas que a repetição destas imagens geram.

O tema central da mostra é a “mistura” entre movimento, cor e sons. Este tema se desdobra, por exemplo, em dois destes trabalhos que estão conectados e se movem em diferentes horários, misturando-se, de certa forma. Além do movimento, as obras geram ruídos. “Papéis diferentes fazem sons diferentes, e eu presto muita atenção aos sons que máquinas fazem. Minhas obras usam a gravidade, a inércia, a resistência do ar. São elementos de como a natureza funciona embutidos nestes trabalhos. O resultado torna-se natural, em si. Muitas vezes o movimento das obras geram sons que lembram insetos, folhas ou pássaros”, explica o artista.

Edições de obras famosas do artista, como “Vivarium” e “Colibri”, serão exibidas nesta exposição. Em “Vivarium”, imagens de borboletas em movimento formam uma narrativa de voo e som, enquanto em “Colibri”, a imagens de um beija-flor voa sutilmente entre uma sequência ininterrupta de imagens. “Os beija-flores são aves incríveis. Eles são capazes de se manterem no ar sem se deslocar. Movem suas asas tão rapidamente que eles parecem flutuar no ar. Fontanive construiu uma gaiola para eles – ou melhor – um quadro para essa ilusão”, contextualiza Laura.

 

Serviço:

Myxathesys, de Juan Fontanive
Carbono Galeria
Rua Joaquim Antunes, 59, Pinheiros
De 4 de outubro a 29 de novembro
De segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 11h às 15h
Grátis

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>