Idec recebe inscrições para 4 oficinas

admA partir de setembro, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) vai oferecer quatro oficinas no que compete aos diretos do consumidor.

Confira cada oficina e veja a que melhor se encaixa no seu perfil:

Dia 18 de setembro – Os Direitos do Consumidor de Planos de Saúde
Sob coordenação da advogada Joana Cruz, a oficina vai abordar quando o direito à saúde deixa de ser respeitado por uma negativa de cobertura pelo plano. Esclarecer quais as leis que amparam os direitos do consumidor de planos de saúde. Qual o papel do Código de Defesa do Consumidor e da Lei de Planos de Saúde neste aspecto e como a ANS, a agência reguladora não está atuando para garantir os direitos dos usuários de plano de saúde diante às operadoras.

Dia 25 de setembro – Como Desvendar os Rótulos dos Alimentos
Sob orientação da nutricionista Ana Paula Bortoletto, esta oficina será sobre as informações claras e adequadas nas embalagens dos alimentos, que é um direito assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor a todos os consumidores. A Oficina irá apresentar as leis sobre rotulagem de alimentos no Brasil e discutir os problemas e as dificuldades que o consumidor enfrenta para entender os rótulos das embalagens.

Dia 2 de outubro – Bancos, Como Lidar com Eles
Sob coordenação da economista Ione Amorim, a oficina vai focar nos serviços bancários que são considerados como relação de consumo, portanto o Código de Defesa do Consumidor é uma das principais leis que protege o consumidor dos abusos praticados pelos dos bancos. A oficina irá abordar o papel do Banco Central na proteção dos direitos dos consumidores e dicas de como ficar atento e se proteger dos abusos praticados pelos serviços bancários ao consumidor. A especialista no tema, Ione Amorim, irá comentar os resultados da última pesquisa realizada pelo Idec sobre as práticas bancárias.

Dia 9 de outubro – Seus Direitos e os Serviços de Telefonia, Internet e TV por Assinatura
Sob orientação da advogada Veridiana Alimonti, a oficina tem como objetivo exigir o direito à comunicação de qualidade é ser cidadão responsável. Munir os consumidores sobre os seus direitos para exigir e garantir informação adequada no momento da contratação dos serviços de telecomunicações (telefonia fixa, móvel, TV por assinatura e internet). Vamos apresentar como o Código de Defesa do Consumidor e a regulação da Anatel ampara o consumidor na oferta e contratação desses serviços e como se proteger e a que órgãos recorrer.

Como o Idec é uma instituição sem fins lucrativos que tem como missão promover a educação, a conscientização, a defesa dos direitos do consumidor e a ética nas relações de consumo, a instituição trabalha com doações, ou seja, dependendo da doação você pode escolher fazer uma ou mais oficinas.

Todos os detalhes de inscrição, clique AQUI.

 

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