Flore Wittouck comanda restaurante belga na capital

Já pensou em experimentar a culinária da Bélgica? Em São Paulo agora isso é possível. O Itaim ganhou um pequeno e aconchegante restaurante: o Bistrô Belga Corner, comandado por Flore Wittouck. Não que ela tenha sempre sonhado com isso. A história é curiosa: nascida em Bruxelas, formada em antropologia com especialização em Londres, em desenvolvimento social, Flore acabou em São Paulo graças ao trabalho de seu marido. Logo, pensou em empreender. Filha de um verdadeiro gourmand, não demorou a descobrir. Em um jantar com sua mãe, em Bruxelas, decretou: “Vou abrir um restaurante em São Paulo. Isso eu posso fazer!”.

Quase dois anos depois, Flore inaugurou o Bistrô Belga Corner, na Pedroso Alvarenga, no coração do Itaim, em um antigo sobrado, que foi inteiramente reformado. A casa, que não fecha entre o almoço e o jantar, possui duas varandas, uma na parte da frente, outra nos fundos. Além do salão principal, há um segundo salão no andar de cima, que dispõe de uma simpática biblioteca com livros sobre seu país. A decoração, com muitos detalhes vindos da Bélgica, é propositalmente simples, mas muito aconchegante.

O menu é propositalmente enxuto. Se o cliente quiser conhecer sugestões típicas da Bélgica, pode começar pelos Petiscos, como batatas fritas com maionese da casa ou porção de queijo gouda com sal de aipo ou pelos Saudáveis, uma seleção de saladas, entre as quais, salade liègeoise (salada quente de vagens, batatas, bacon e cebolas glaceadas com vinagre de vinho branco), e três sopas da casa preparadas com cenoura ou cebola ou agrião.

Os pratos são assinados por Flore Wittouck (Divulgação)

Os pratos são assinados por Flore Wittouck (Divulgação)

Como prato principal, algumas das opções clássicas da culinária estão em 100% Belga: waterzooi (guisado com frango e legumes com um caldo cremoso – especialidade flamenga), steak frites béarnaise (famoso medalhão belga servido com salada e batatas fritas) e stoovflees – carbonade flamande (guisado de carne à base de cerveja com batatas fritas).

Outro destaque do menu são os Pittas, sanduíches servidos em um pão pitta (nosso pão sírio) com uma enorme diversidade de ingredientes: frango, salmão, carne bovina ou suína com queijos, legumes, frutas secas, bacon. Eles são acompanhados por três tipos de molhos: belga (rosé), alho ou curry.

Por fim, as sobremesas. A pâtisserie belga também é muito rica – como não se lembrar dos chocolates, por exemplo? Aqui, duas sugestões imperdíveis são o gateau au chocolate 100% belga com sorvete ou o waffle de Bruxelles servido com chocolate e chantilly ou frutas e chantilly. Todos, chocolates belgas.

Em relação às bebidas, os destaques são as cervejas artesanais belgas. E entre eles, a cerveja e o chope da casa, produzidos por um primo de Flore. Trata-se de uma bebida leve e rica em aromas. Há outros 10 rótulos escolhidos a dedo, como a famosa Duvel e a premiada Triple Karmeliet.

Serviço:

Bistrô Belga Corner
Rua Pedroso Alvarenga, 666, Itaim, tel.: 3078 4359.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>