Teatro da Vertigem apresenta espetáculo gratuito no centro de São Paulo

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Nem novidade, nem repetição. O espetáculo A Última Palavra é a Penúltima, encenado pela primeira vez em 2008 por três companhias teatrais (Vertigem/SP, Kikzira/MG e LOT/Peru), é revisitado agora, apenas pelo Teatro da Vertigem, para a 31a Bienal São Paulo – de 3 de outubro a 7 de dezembro – e propõe, com o distanciamento do tempo, rever o já feito, refletir e reocupar um mesmo espaço de outrora: o acesso subterrâneo da Rua Xavier de Toledo, no centro de São Paulo.

Seis anos depois, as questões relativas ao esgotamento, a partir do texto O Esgotado, de Gilles Deleuze, que inspiraram A última palavra é a penúltima, em 2008, parecem ter se potencializado para o Teatro da Vertigem, em especial, às condições sociais e suas perspectivas de futuro, aos horizontes de expectativas do que é possível. Um momento de problematizar a ideia de que no próprio esgotamento seria possível encontrar uma força de transformação. Nessa situação, então, como será trabalhar com o mesmo espaço e referencial textual, agora, nessas outras condições e em outro contexto histórico?

Para refletir essas questões, na construção do trabalho, o elemento do trabalho colaborativo, característico do processo de criação do Vertigem, participará significativamente. A intervenção contará com a participação do público ocorrendo de duas diferentes formas: espontaneamente, reutilizando o espaço como passagem entre o Viaduto do Chá e a Praça Ramos de Azevedo, e como espectador/ator que participa de um jogo cênico dentro de vitrines. Público, transeuntes e atores se misturam. Todos são colocados em relação, veem e são vistos, ao mesmo tempo em que ocupam um espaço de passagem atualmente inutilizado.

Divulgação

Divulgação

Serviço:

A Última Palavra é a Penúltima
Passagem Subterrânea Viaduto do Chá X Praça Ramos de Azevedo
De 3 de outubro a 7 de dezembro
Sextas, sábados e domingos, às 19h e 21h
50 minutos
Grátis (retirar ingressos no local com uma hora de antecedência).

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>