Espetáculo de Julie Vicent faz curta temporada na capital

Entre os dias 6 e 27 de novembro, o Teatro Aliança Francesa recebe a curta temporada do espetáculo Conto sobre Mim – Contes sur Moi, fruto de um intercâmbio cultural entre Brasil e Québec. A peça é dirigida pela premiada atriz e diretora Julie Vicent e texto de Julie Vincent e João Anzanello Carrascoza. A montagem apresenta seis cenas curtas protagonizadas, cada uma, por pares de personagens que vivem em cinco décadas diferentes do século 20.

Essas histórias são alinhavadas pelo percurso de um vestido de noiva que nasce das mãos de uma imigrante portuguesa, operária, viaja por vidas e países diversos até ser finalmente enterrado junto a um jovem brasileiro acometido por uma doença incurável no Canadá. Esse vestido branco, que poderia ser a materialização do amor puro e sagrado, é aqui presentificado como um objeto exilado de sua função e de seu contexto usual; torna-se, poeticamente, ora a representação de seres apartados de suas realidades, ora a explicitação de desejos e esperança, ora a demonstração de carências que não se restringem a materiais.

 Esse projeto será realizado através da parceria entre o Teatro da Travessia (Brasil) e Compagnie Singulier Pluriel (Québec) que começou no final de 2011, quando os atores do Teatro da Travessia conheceram Simon Paradis, produtor da Compagnie Singulier Pluriel (da qual fazem parte Julie Vincent e Michel Smith), que estava no país negociando a turnê do espetáculo Jocaste.

 As Companhias trocaram materiais de seus trabalhos, havendo coincidências interessantes, como utilização de narrativas em cena; uso de contos como estimuladores da criação; a valorização da memória e da experiência; a fragmentação e abertura da dramaturgia; o trabalho corporal como elemento narrativo, a opção por um mínimo de objetos e recursos.

Divulgação

Divulgação

Serviço:

Conto sobre Mim – Contes sur Moi
Teatro Aliança Francesa
Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque
De 6 a 27 de novembro
Quintas, às 20h30
R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>