Peça inspirada em música de Tom Jobim e Chico Buarque segue em cartaz em São Paulo

Até o dia 30 de novembro,  Sede Luz do Faroeste apresenta o espetáculo Sabiá, escrito e dirigido por Paulo Faria, livremente inspirado na canção homônima de Tom Jobim e Chico Buarque. A montagem traz a reflexão sobre os 50 anos do Golpe Militar, como recorte e espelho do que foi e é a realidade de muitas famílias e amigos daqueles que se posicionaram contra e em ação direta ao regime totalitário. No elenco, Eliana Guttman, Gustavo Haddad e Jerusa Franco.

sabia

Foto: Rodrigo Reis/Divulgação

Foto: Rodrigo Reis/Divulgação

Foto: Rodrigo Reis/Divulgação

A peça se passa durante um dia inteiro, num mesmo cenário: uma sala vazia. As personagens são alinhavadas com o recurso de flashback. O mundo de Helena e Joana tem o tempo cronológico real, que acompanha as horas do dia. O espaço em que aparece Ricardo é do tempo psicológico da lembrança, contado de trás para frente.

Do momento mais próximo da lembrança ao mais distante e esquecido, como numa regressão. A construção narrativa de Sabiá é simples, dentro da estrutura de um drama. A linguagem tem ritmo ágil com aproveitamento da repetição de imagens e palavras, para deslocar ações de um ambiente a outro da lembrança, sem interromper o fluxo de emoção de uma trama que se revela ao final, com pequenas doses de suspense.

Após três anos de separação, duas amigas se reencontram. Helena visita Joana. Helena traz a revelação de um segredo sobre o desaparecimento de Ricardo, seu antigo namorado e irmão de Joana. Ricardo foi morto pelos militares durante a ditadura militar e seu corpo nunca foi encontrado. Através de flashback, é revelado um Brasil de trinta anos atrás.

Numa estrutura dramática, as personagens vão revelando seus fantasmas, e a surpresa de um Brasil atual ainda entranhado pela agonia de quem sofreu e sofre as sequelas da ditadura. Uma história de amor e heroísmo, numa lembrança poética de jovens que lutaram contra este período terrível de um Brasil ainda não digerido suficientemente.

Serviço:

Sabiá
Sede Luz do Faroeste
Rua do Triunfo, 301, Luz
Sábados, às 21h30, e domingos, às 19h
Até 30 de novembro
R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>