Exposição de Lygia Eluf é inaugurada na capital

Na mostra individual Projeto para desenhar o chão – em cartaz de 10 de dezembro a 31 de janeiro, na Galeria Gravura Brasileira - a artista Lygia Eluf apresenta cerca de 60 desenhos em pastel sobre papel, todos produzidos em 2014.

Lygia é profícua. Os desenhos expostos são uma fração daquilo que produz em seu ateliê no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas. Professora titular de desenho na Unicamp, guarda uma relação fortíssima com os lugares onde vive e pesquisa, mesmo por curtas temporadas.

lygia

Sua última estada acadêmica em Madri, entre setembro e outubro deste ano, novamente a inundou de referências, algumas novas, outras velhas conhecidas, dos mestres da pintura que revisa em suas memórias de viagem: Goya, Velázquez, El Greco, Tiziano.

É em seu recanto em Joaquim Egídio, entretanto, que produz. As caminhadas cotidianas pela mata, a constante redescoberta de paisagens pelas trilhas, exercitam e alimentam a um só tempo seu corpo e sua mente. É ali, solitária, que Lygia se gesta. No mais, deixa-se enlevar pelo prazer de desenhar incessantemente aquelas iluminações no papel. Volta-se para sua paixão mais consistente.

A série de paisagens apresenta paletas extensas de rosa, azul, verde e marrom. Vivos, esses tons são referenciados ali ao lado, às vezes na mesma hora na vizinhança quase rural. Já os mestres europeus e a cultura ocidental, esses habitam sua alma ou, no pior caso, a biblioteca a poucos metros.

lygia1
Serviço:

Exposição: “Projeto para desenhar o chão”, desenhos de Lygia Eluf
Galeria Gravura Brasileira
Rua Dr. Franco da Rocha, 61, tel. (11) 3624.0301, Perdizes
De 10 de dezembro de 2014 a 31 de janeiro de 2015
De segunda a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 11h às 13h
Grátis.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>