Galeria Sancovsky inaugura mostra de Guilherme Portela

Nesta quinta-feira (dia 26), a Galeria Sancovsky inaugura mostra Iminente, primeira individual do artista carioca Guilherme Portela, exibindo uma série de oito óleos sobre tela, cinco desenhos em nanquim sobre papel e oito fotografias. O novo espaço de arte contemporânea em São Paulo tem direção do galerista Marcos Sancovsky e representa artistas como: Christiana Moraes, Lucas Costa, Lucas Dupin, Bruno Brito e Marcos Fioravante.

gui

Nas oito telas expostas, sua pintura em tinta a óleo é matérica. Os planos cromáticos saturados saltam aos olhos em telas quadradas. As linhas que delimitam os planos são as arestas dos objetos e temas que ele trata em composições desproporcionadas e centralizadas que podem ser tomadas por retratos, porém ora se aproximam de paisagens, ora de naturezas-mortas. O embaralhamento da questão dos gêneros na pintura não é fortuito, assim como a criação de uma “paisagem sonora” ou “paisagem dentro do retrato”, nas palavras do artista.

Designer de formação, Guilherme tem um enorme pendor pela arquitetura. A série de desenhos em nanquim “Planos de Fuga II”, iniciada em 2014 , evoca a planta de antigos teatros líricos e a monumentalidade, espécie de plataforma para um outro acontecimento. O nanquim sobre o papel, por sua vez, é profundo, fruto de diversas camadas de tinta.
As série interferências sobre fotografias chama-se “Materialismos”. O texto visual das fotos é calculadamente suprimido pela carga bruta da tinta preta, que descaracteriza seu contexto original para sugerir uma nova leitura da imagem.

Serviço:

Exposição Iminente, de Guilherme Portela
Galeria Sancovsky
Praça Benedito Calixto, 103, Pinheiros, tel. 3086-0784
De 27 de fevereiro a 28 de março
De segunda a sexta, às 10h às 19h; sábados, das 10h às 18h30
Grátis.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>