Grupo Redimunho segue nova temporada do espetáculo Tareias

Até o dia 25 de maio, o Grupo Redimunho de Investigação Teatral apresenta seu quarto espetáculo: Tareias (no português de Portugal, o mesmo que surras, sovas e coças). A montagem é mais um passo do coletivo paulista rumo à construção de uma dramaturgia inspirada na obra de João Guimarães Rosa (1908-1967) e que propõe um diálogo permanente com o espaço teatral.

A peça fica em cartaz até o dia 22 de dezembro (Divulgação)

A peça fica em cartaz até o dia 25 de maio (Foto: Kátia Kuwabara/Divulgação)

Depois do premiado A Casa (APCA 2006), do elogiado Vesperais nas Janelas (Prêmio Quem 2008) e de Marulho: O Caminho do Rio (APCA 2011), que inaugurou a nova sede do grupo – o Espaço Redimunho de Teatro – localizado na região central de São Paulo – a trupe se debruçou na questão da condição feminina no campo e na metrópole, envolvendo cerca de 30 artistas em um trabalho que explora a geografia da cidade, percorrendo algumas ruas do Centro e discutindo os limites entre o público e o privado.

Em tempos em que a ocupação do espaço público tornou-se o foco de um debate que mobiliza vários segmentos da sociedade, o Redimunho decidiu voltar seu olhar para uma dramaturgia em movimento que se relacione com o cotidiano das ruas.

(Divulgação)

(Foto: Kátia Kuwabara/Divulgação)

Foi preciso romper os cadeados da cidade para discutir assuntos como a violência contra a mulher e o direito dos cidadãos de desfrutarem das ruas em segurança. O trabalho e a pesquisa do grupo seguiu o caminho que busca o contraste da mulher ocultada no campo, com a mulher camuflada na vida urbana, que através da encenação, conduz o espectador a percorrer algumas ruas em um grande cortejo pelo centro velho da cidade.

Tareias é um espetáculo recortado, dividido em cenas, que individualizam uma situação mais genérica da condição humana e da vida feminina na metrópole. Uma trupe andante de personagens fabulescos é quem abre os caminhos para lugares normalmente fechados à população e transpõe a metáfora do rompimento dos cadeados da cidade mesclando o espaço urbano entre cenas que revelam situações de violência contra a mulher.

O espetáculo propõe uma inerência que vai além da exploração da geografia da cidade e conduz a estória através de uma realidade difícil e que se traduz em uma denúncia e protesto contra o alto número de crimes cometidos contra a mulher.

Confira o roteiro que o espetáculo percorre!

MAPA_ROTEIRO_TAREIAS_COM_GRUPO_REDIMUNHO_DE_TEATRO

Serviço:

Tareias
Espaço Redimunho de Teatro
R. Álvaro de Carvalho, 75, tel. 3101-9645 (Metrô Anhangabaú)
De 28 de outubro a 22 de dezembro
Domingos e segundas-feiras, às 20h
R$ 20 (inteira) e 10 (meia)
120 minutos
Classificação: 14 anos
Em caso de chuva, não haverá espetáculo.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>