Caixa Cultural apresenta mostra gratuita do pernambucano Abelardo da Hora

abelardo1

abelardoAté o dia 10 de maio, a Caixa Cultural São Paulo apresenta a mostra individual de Abelardo da Hora (1924–2014), com 101 obras que trazem ao público a faceta inquieta e generosa do artista pernambucano. A exposição possui curadoria de Renato Magalhães Gouveia.

Dentre as esculturas, desenhos, pinturas e maquetes destacam-se os bronzes “Menino de Mocambo”, de 1969 e “A Fome e o Brado”, de 1947, a série de 22 desenhos de bico de pena de 1962 e o poema “Meninos do Recife”, além da maquete e fotos da polêmica “Torre de Iluminação Cinética”, instalada na Praça da Torre, no Recife, em 1961 e destruída pelo regime militar em 1964.

Conhecido e admirado pelo temperamento ao mesmo tempo generoso e irreverente, o artista e ativista cultural celebrizou-se internacionalmente a partir dos anos 1960 com obras de temática social que denunciavam a miséria brasileira e a exclusão, sendo considerado pela crítica especializada o maior escultor expressionista do Brasil.

Serviço:

Abelardo da Hora 90 anos: Vida e Arte
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111, Centro, tel. 11 3321-4400
Até 10 de maio
Grátis.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>