Inscrições gratuitas para o “Método Abramović” acontecem no dia 10

A partir da próxima terça-feira, 10 de março, estarão abertas as inscrições para o Método Abramovic, na exposição Terra Comunal – Marina Abramović + MAI, realizada pelo Sesc São Paulo na unidade Pompeia, entre 10 de março e 10 de maio de 2015. O público poderá se inscrever e participar gratuitamente do Método criado e desenvolvido por Marina Abramović (Belgrado, Sérvia, 1946 – vive em Nova York) ao longo de seus 40 anos de carreira.

“Se você me der o seu tempo, eu lhe darei uma experiência”, diz a artista ao convidar as pessoas a abandonarem a correria e as distrações da vida cotidiana, com seus excessos de informações, atividades e tecnologias, e a dedicarem um tempo para estarem consigo mesmas, por meio da prática de exercícios simples que permitem alcançar concentração, quietude e introspecção.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente. Uma pequena cota de vagas foi aberta na noite do dia 4 de março e se esgotou em poucas horas. Serão cinco sessões diárias entre terça-feira e sábado, e quatro aos domingos e feriados, sempre a partir das 9h30. Com duração de 2h30 – duas horas de exercícios, precedidas de 30 minutos de preparação –, cada sessão atenderá cerca de 100 inscritos, num total de aproximadamente 500 visitantes por dia.

marina-abramovic

Os participantes deixarão todos os seus pertences – como celulares, carteiras e bolsas – guardados em lockers, receberão fones de ouvido isoladores de som e assistirão a um vídeo tutorial no qual Marina explica o Método e apresenta os exercícios preparatórios para a experiência. Em um ambiente de silêncio completo e sem nenhuma ligação com o mundo externo, eles serão divididos em grupos e encaminhados para a prática de quatro exercícios, vivenciando uma experiência pessoal e coletiva que possibilitará atingir estados de clareza e conexão cada vez mais raros em nosso dia-a-dia.

Para a aplicação do Método no Sesc Pompeia – “uma verdadeira fábrica de energia”, como Marina define o espaço projetado por Lina Bo Bardi – a artista desenvolveu uma série especial de “Objetos Transitórios”, com os quais os público irá interagir adotando as três posturas corporais básicas: de pé, sentado e deitado. São cadeiras, bancos, camas e pedestais feitos da combinação de madeira e cristais brasileiros (foi usada 1.5 tonelada de minerais), cada um com suas próprias qualidades energéticas. Além de utilizar os objetos, o público passará um tempo caminhando em câmera lenta, desacelerando o corpo, a respiração e os pensamentos.

Uma equipe de facilitadores selecionados e devidamente treinados pela artista e por Lynsey Peisinger, colaboradora e curadora do Marina Abramović Institute (MAI), irão acompanhar o público durante os exercícios do Método. Após o encerramento da sessão, os visitantes poderão deixar um relato sobre a experiência em depoimentos escritos ou em vídeo e compartilhar nas redes sociais com a hashtag #terracomunal.

Marina quer parar o tempo, colocando os participantes no aqui e agora. Seu Método propõe que as pessoas fiquem conectadas somente com os seus próprios corpos e mentes e com a energia coletiva gerada na experiência. A relação entre o performer e o público sempre esteve no foco de pesquisa da artista e o Método Abramović permite esta troca de papéis. Os participantes passam a compreender, vivenciar e apreciar melhor as performances de longa duração.

Todos os detalhes das inscrições podem ser vistas AQUI.

Veja também!...

2 Comentário

  1. Júlio Bastos disse:

    Para melhor conhecer a artista, assita também o documentário sobre o seu trabalho que por si só, já é uma experiência incrível.

  2. Nadia disse:

    ESGOTARAM ONTEM APÓS SER NOTICIADO NO JORNAL HOJE =(

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>