Performance de Alexandre D’Angeli lembra desaparecidos durante o regime militar do Chile

Depois de construir 436 rostos de papel junto com o público durante a performance 436, que lembrava os mortos e desaparecidos durante o regime militar brasileiro, o performer Alexandre D’Angeli volta ao Memorial da Resistência de São Paulo para confeccionar mais 119 rostos, desta vez para lembrar os desaparecidos durante o regime militar chileno. A performance 119, acontece de 12 a 15 de março, de quinta-feira a domingo, das 10h às 13h e das 15h às 18h, em paralelo à exposição fotográfica 119, do chileno Cristian Kirby, que acontece no mesmo espaço.

Alexandre estará sentado numa mesa com duas cadeiras e, junto com os visitantes da mostra, irá montar 119 rostos de papel, que trazem os nomes das pessoas desaparecidas da Operação Colombo, uma operação que aconteceu em 1975, articulada entre o governo chileno e a Operação Condor. A operação contou com o apoio da imprensa destinada a encobrir o desaparecimento de 119 opositores políticos do regime militar – a maioria membros do Movimento Esquerda Revolucionária (MIR) – e convencer a opinião pública nacional e internacional que eles haviam morrido. As manchetes anunciavam que haviam matado uns aos outros.

Como um brinquedo de encaixe, todas as peças estão organizadas em três folhas A4 brancas, que ao serem destacadas possibilitam criar uma volumétrica do rosto humano. Durante o encontro, o público recebe do artista as instruções em silêncio, que indica os locais a serem destacados, dobrados e colados, até a finalização total da peça.

Foto: Cacá Bernardes/Divulgação

Foto: Cacá Bernardes/Divulgação

Serviço:

119
Memorial da Resistência de São Paulo
De 12 a 15 de março
De quinta-feira a domingo, das 10h às 13h e das 15h às 18h
Grátis.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>