A performer Marta Soares reestreia montagem gratuita em São Paulo

Até o dia 26 de abril, a Casa do Povo apresenta o espetáculo/performance de dança Deslocamentos – Experimento II, criado e dirigido pela coreógrafa, bailarina e performer Marta Soares. A montagem – segunda parte do projeto iniciado em 2014 – tem entrada gratuita.

6D

Foto: João Caldas/Divulgação

Foto: João Caldas/Divulgação

Foto: João Caldas/Divulgação

Neste espetáculo, os “deslocamentos” são partituras coreográficas de combinação de corpos sempre acoplados pelo figurino que, ao se movimentarem, criam figuras híbridas e sem classificação pré-estabelecida, podendo ser simultaneamente homem e mulher, vivo e morto, dentro e fora, figura e fundo ou seja, corpos informes (sem formas).

Como personagens de Samuel Beckett, os performers experimentam situações nas quais não é mais possível agir, responder à forma ou ficar em pé, mas somente ceder progressivamente a todos os tipos de deformações. São ações que em uma primeira instância podem parecer de resignação, mas que por meio de um olhar mais apurado, é possível observar serem atos de resistência a qualquer tipo de formatação, classificação e interpretação desses corpos.

“É o corpo em um trânsito entre a deformação e a transformação, o corpo em movimento se deixando deformar e transformar em relação ao ambiente”, explica Marta Soares. A diretora ainda salienta que são corpos que podem ser uma reflexão sobre como o poder os afeta na contemporaneidade, por exemplo, por meio da biopolítica, e quais seriam as possíveis maneiras dos mesmos exprimirem uma potência própria, resistindo às formas vindas de fora e que se impõem ao dentro, para lhes imprimir uma ‘alma’.

 

Serviço:

Deslocamentos – Experimento II
Casa do Povo
Rua Três Rios, 252 (Metrô Tiradentes)
Até 26 de abril
Sextas e sábados, às 20h; domingos, às 19h
Grátis.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>