Segunda edição do Prêmio José Renato está com inscrições abertas

Até o dia 25 de maio, estão abertas as inscrições para o Prêmio de Incentivo à Produção Teatral que homenageia o diretor teatral paulistano José Renato Pécora (1926-2011). A iniciativa foi instituída pela lei nº 15.951/2014 para apoiar a produção e desenvolvimento da atividade teatral para a cidade de São Paulo. Por meio desta nova modalidade de fomento ao teatro, os projetos poderão ser contemplados com prêmios de R$ 212.820,00, sendo que o valor disponibilizado para esta segunda edição é de R$ 4 milhões.

Entre as despesas que poderão compor o orçamento de cada projeto, estão itens como recursos humanos e materiais, equipamentos, locação, material gráfico e publicações para a sua divulgação, além do pagamento de artistas e intérpretes a título de direitos autorais. Com a nova lei, serão beneficiados núcleos artísticos e pequenos e médios produtores independentes com vistas à produção de espetáculo e apresentação de espetáculos, com a realização de temporada ou circulação na cidade de São Paulo.

mascara-dourada-1 (1)

De acordo com o edital, não poderão concorrer ao prêmio nenhum órgão ou projeto ligado à administração pública, seja ela de âmbito federal, estadual ou municipal. No ato da inscrição, que deverá ser realizada pessoalmente na sede da Secretaria Municipal de Cultura, localizada na rua São João, 473, 9º andar, os proponentes deverão declarar compromisso de temporada a preços populares.

Os projetos serão analisados por uma comissão julgadora composta por cinco pessoas com notório saber em teatro, com experiência em produção, criação, crítica, pesquisa ou ensino. A viabilidade, a qualidade artística do projeto e a qualificação dos artistas e técnicos envolvidos estão entre os critérios que serão avaliados. O resultado do processo seletivo será publicado pela Secretaria Municipal da Cultura, que, no mesmo ato, notificará os proponentes contemplados, que terão um prazo de cinco dias úteis para manifestarem interesse.

José Renato Pécora
Esta nova modalidade de apoio ao desenvolvimento teatral homenageia o diretor teatral paulistano José Renato Pécora (1926-2011). Ator formado na primeira turma da Escola de Arte Dramática (EAD), dramaturgo e diretor, tem em seu legado dentro e fora dos palcos a idealização e fundação do Teatro de Arena e a direção de uma das maiores expoentes do teatro brasileiro, a montagem de “Eles não usam black-tie”.

À época de sua morte, ele integrava o elenco da montagem “Doze homens e uma sentença”, que proporcionou, acima de tudo ao público jovem, o contato com uma das forças criativas que impulsionou grande transformação na cena brasileira, num vigor juvenil daquele artista de 85 anos.

Para ter acesso ao edital completo, clique AQUI.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>