Adaptação de obra premiada pela Unesco estreia em São Paulo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com texto original do escritor Daniel Munduruku (menção honrosa do Prêmio Literatura para Crianças e Jovens na Questão da Tolerância, da Unesco, em 2004) e direção de José Sebastião Maria de Souza, o espetáculo Meu Vo(o) Apolinário estreia neste sábado (dia 16), no Teatro Jaraguá.

Com luz de Hugo Peake, pintura corporal de Mário Lúcio e preparação corporal de Isabel da Silva Teles, a peça traz no elenco os atores Wesley Leal e J. Lopes Índio. O VJ Scan assina o videocenário.

O adolescente, narrador da história, sofre bulling, por sua origem indígena, e seu sofrimento diminui com a descoberta de uma sabedoria ancestral – transmitida por seu avô – que o leva para a aceitação de si, de sua origem e de sua cultura. No palco são encenadas as memórias que o neto (personagem de Wesley Leal) guarda do avô (J. Lopes Índio). E o grande ensinamento do adulto é garantir ao pequeno índio o orgulho de sua origem, raiz e ancestralidade.

De origem Munduruku (povo de tradição guerreira da região do Vale dos Tapajós, Pará), Daniel ganhou prêmio Jabuti e da Academia Brasileira de Letras pelas obras Coisas de Índio – Versão Infantil e Olho Bom do Menino, respectivamente.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A proposta da montagem é colaborar na formação de uma consciência cidadã. A ideia é conduzir a plateia a uma atitude mais tolerante com relação às diferenças. Os educadores podem utilizar o espetáculo como recurso para debater sobre preconceitos. O objetivo é refletir sobre questões presentes na sociedade brasileira quando o assunto é o “índio”, seu papel e sua contribuição para a constituição da identidade nacional.

Serviço:

Teatro Jaraguá
Rua Martins Fontes, 71, Centro
Temporada de dois meses
Sábados, às 18h; e domingos, às 16h
R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia)
60 minutos.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>