Longa de Federico Fellini terá sessão com debate em São Paulo

Foto: Divulgação

O projeto Cine Circo Comentado do mês de maio exibe o clássico do cinema italiano A Estrada, de Federico Fellini, com debate após a sessão com as convidadas especiais: Lily Curcio (palhaça Jasmin) e Andréa Macera (palhaça Mafalda), neste sábado (dia 16), às 17h, no Cine Olido. O filme será exibido novamente na quarta-feira (dia 20), às 20h.

O diálogo entre o circo e o cinema é tão antigo quanto a própria história do cinema. Desde as primeiras décadas do século 20, momento em que o cinema se afirma como a expressão artística por excelência da modernidade, o circo emprestou à Sétima Arte alguns de seus elementos cênicos e narrativos – técnicas de interpretação, conhecimento da mis en scène, sugestões temáticas e cenográficas.

Tal como o circo, o cinema dos primeiros tempos também se firmaria como uma arte essencialmente popular. Sem aprofundar muito a questão, basta lembrar que o namoro entre as duas artes produziu obras-primas como O circo (1928), de Charles Chaplin, marco do período silencioso e também inspirou Federico Fellini em filmes como A estrada (1954) e Os palhaços (1970).

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O longa A ESTRADA (1954) é a atração do programa de maio. Considerado uma das obras mais interessantes produzidas por Fellini, o filme narra a história de Gelsomina, uma garota humilde e ingênua, que é vendida por sua mãe para Zampanò, um homem rude que trabalha como artista de rua, arrebentando correntes.

Para comentar o filme, o Cine Circo traz duas convidadas especiais: Lily Curcio (palhaça Jasmin) e Andréa Macera (palhaça Mafalda). Vale lembrar que o espetáculo apresentado pela dupla de palhaças, “A La Pipetuá”, inspirado nos protagonistas Gelsomina e Zampanò, foi concebido e dirigido em parceria por Nani Colombaioni, palhaço italiano, que assessorou Fellini na direção de La Strada.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Serviço:

Cine Circo Comentado
A Estrada – FEDERICO FELLINI

Cine Olido
Avenida São João, 473, (Metrô República)
Dia 16 de maio, sábado, às 17h – sessão e debate
Dia 20 de maio, quarta, às 19h
R$ 1,00 (inteira) e R$ 0,50 (meia).

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>