Peça baseada na obra de Peter Schössow estreia na capital

Foto: Renato Mangolin/Divulgação

Foto: Renato Mangolin/Divulgação

Idealizada por Felipe Lima e Pablo Sanábio, a peça Mas por quê??! – A história de Elvis é baseada no livro infantil homônimo do escritor e ilustrador alemão Peter Schössow. O espetáculo estreia em São Paulo nesta sexta-feira  (6 de junho), no Teatro Porto Seguro. Com direção de Renato Linhares e texto de Rafael Gomes e Vinicius Calderoni, a adaptação da obra é inédita no Brasil. O livro foi lançado no país pela Ed. Cosac Naify, em 2008.

O espetáculo conta a história de Cecília (Letícia Colin), uma menina que está inconformada com a morte de Elvis, o seu canário belga. Na tentativa de achar respostas para suas perguntas, a heroína aprenderá a superar a dor da perda em uma viagem fantástica pelo próprio inconsciente. Nessa trajetória, Cecília vai atravessar os recantos mais divertidos e delirantes de suas lembranças.

Foto: Renato Mangolin/Divulgação

Foto: Renato Mangolin/Divulgação

Na adaptação teatral, a trilha sonora é composta somente por músicas do astro americano Elvis Presley e será executada pelos próprios atores em cena. Na trama, Cecília ganha um canário do avô e decide chamá-lo de Elvis em homenagem ao Rei do Rock: “o nome dele vai ser Elvis. Porque ele vai cantar tão bonito quanto o Elvis Presley, vovô”. Com direção musical de Felipe Habib, as canções permeiam o espetáculo e dialogam com as cenas. “Achamos que as músicas não precisavam de tradução. Elas traduzem a sensação e a emoção da cena”, explica Pablo Sanábio, idealizador do projeto.

Letícia Colin, Júlia Gorman, Marcel Octavio, Pedro Lima e Simone Mazzer formam o elenco que toca e canta oito clássicos de Elvis Presley. No palco, instrumentos variados (piano, acordeom, saxofone, violão, guitarra, baixo, ukulele, bateria e castanholas) são compartilhados entre os atores.

Em cena, Cecília (Letícia Colin) aparece arrastando uma mala gigante e pesada que tem o dobro do seu tamanho. Ela está revoltada com a morte do seu passarinho, o Elvis, e sem conseguir entender a tristeza causado pela perda, ela grita repetidamente: “mas por quê?!!”. É nesse lugar etéreo que a menina redescobre quatro amigos que estavam perdidos em suas memórias, escondidos dentro de sua cabeça.

Entre os personagens estão: Gilda (Júlia Gorman), avó da menina, uma figura saída de um porta-retrato antigo e que não tem memória. Sebastião (Marcel Octavio), um vilão de filme de pirata que sonha em ser engraçado. Max (Pedro Lima), um urso de pelúcia gigante que foi esquecido no caminhão de mudança. Lili (Simone Mazzer), amiga imaginária que está sempre presente, mas um dia ficou invisível até mesmo para a própria Cecília. Esses quatros amigos tão diferentes entre si vão ajudar a menina a lidar com a perda e a saudade.

A cenografia de Bia Junqueira é toda feita de papelão, papéis e plásticos. É um espaço abstrato que tanto pode ser um parque quanto a cabeça da protagonista. O figurino é assinado por Luciana Buarque e a iluminação fica a cargo de Luiz Paulo Nenen.

Serviço:

Mas Por Que??! – A História de Elvis
Teatro Porto Seguro
Al. Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elísios
R$ 70 (Plateia) e R$ 50 (Balcão/Frisas)
De 6 de junho a 16 de agosto
Sábados e domingos, às 15h
60 minutos
livre.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>