Juca de Oliveira faz nova temporada do espetáculo “Rei Lear”

5D III

Foto: João Caldas/Divulgação

Entre os dias 5 de junho e 9 de agosto, o Teatro Eva Herz, apresenta a nova temporada da peça Rei Lear, de William Shakespeare, estrelada por Juca de Oliveira e dirigida por Elias Andreato. Nesta versão criada por Geraldo Carneiro especialmente para Juca de Oliveira, o ator interpreta Lear, suas três filhas e várias personagens da tragédia (oito ao todo). É a primeira vez na história do teatro universal que Rei Lear é encenado como espetáculo solo.

Escrita em 1606, por William Shakespeare (1564-1616), a peça narra a trajetória de Lear, Rei da Bretanha, que aos 80 e tantos anos decide dividir o reino entre as três filhas. A cobiça e a ingratidão filial, temas centrais desta obra-prima, a tornam dolorosamente atual.

Foto: João Caldas/Divulgação

Foto: João Caldas/Divulgação

“Hoje, mais do que nunca, filhos e filhas, modernos clones de Goneril e Regan, continuam expulsando de casa os velhos pais para encarcerá-los em asilos, até a morte. Puro Shakespeare. Puro Rei Lear”, afirma o ator e dramaturgo que já está em seu quarto Shakespeare (Júlio César/1966, Ricardo III/1975 e Otelo/1982).

Dirigido por Elias Andreato, Juca de Oliveira, com mais de 60 anos de carreira e vários prêmios no currículo, celebra com este espetáculo sua paixão e dedicação ao teatro brasileiro. Além da atualidade do tema, característica marcante nos textos do bardo, a montagem traz o ineditismo de ser encenada apenas por um ator.

De acordo com Geraldo Carneiro, a atual adaptação procura recortar os momentos centrais da trajetória de Lear. “Claro que há reduções e supressões que podem provocar alguma estranheza a um especialista. Mas, em contrapartida, talvez, tenhamos o personagem mais próximo de nós, em geral avassalados por sua grandeza. Aqui, Lear é sujeito e narrador de sua própria história. E vemos que o que parecia monstruoso na violência de seu tempo é cada vez mais parecido com os monstros da sociedade contemporânea”, declara Carneiro.

Serviço:

Rei Lear
Teatro Eva Herz – Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2073 (Metrô Consolação)
De 5 de junho a 9 de agosto
Sextas e sábados, às 21h; domingos, às 19h
R$ 60 (sextas e domingos) e R$ 80 (sábados)
60 minutos
Classificação: 14 anos.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>