Peça sobre Teresa d’Avila e suas crenças reestreia na capital

Foto: Laércio Luz/Divulgação

Foto: Laércio Luz/Divulgação

Estreia neste sábado (4 de julho), o Teatro Eva Herz, recebe a reestreia da peça A Língua em Pedaços, espetáculo comemorativo do quinto centenário de nascimento de Teresa d’Ávila, santa e poetisa espanhola. A montagem, baseada em O Livro da Vida (1565), autobiografia de Teresa d’Ávila, mostra um fictício embate entre a carmelita e o Inquisidor que a acusa de subversão e heresia. O texto de Juan Mayorga, agraciado em 2013 pelo Ministério da Cultura Espanhol com o prêmio de melhor texto de literatura dramática, é inédito no Brasil e tem direção de Elias Andreato. No elenco, Ana Cecília Costa e Marco Antônio Pâmio.

Além de mística e poeta, Teresa d’Ávila foi uma mulher de ação, fundando dezessete conventos de Carmelitas Descalças em toda Espanha. Como acontece com toda pessoa que está à frente de seu tempo, sobretudo tratando-se de uma mulher, foi mal compreendida e perseguida pelos setores conservadores da Igreja e da sociedade espanhola do final do século 16. A Língua em Pedaços dá ao público brasileiro a oportunidade de conhecer melhor, no quinto centenário de seu nascimento, a vida e o pensamento daquela que é considerada uma das maiores personalidades femininas do segundo milênio.

O espetáculo acontece na cozinha do Mosteiro São José, primeiro convento de Carmelitas Descalças fundado por Teresa. A ação concentra-se no confronto entre a monja carmelita e o Inquisidor, duas personagens de mentes brilhantes, porém com distintas percepções teológicas. De um lado, temos uma mulher de coragem, que está sendo acusada de profanação por suas experiências místicas (visões e arrebatamentos) e pela cisma que promoveu na Igreja Católica.

Do outro, está um homem de mente aguda, farejador de hereges, representante do poder eclesial. Ao Inquisidor, e ao público de hoje, cabe a desafiadora tarefa de tentar decifrar ou render-se ao enigma Teresa d´Ávila.

 

Serviço:

A Língua em Pedaços
Teatro Eva Herz
Av. Paulista, 2073 (Metrô Consolação)
De 4 de julho a 29 de agosto
Sábados, às 18h
R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia)
Recomendação: 12 anos
60 minutos.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>