Cia do Caminho Velho reestreia espetáculo criado a partir da história de Maria Bonita

A vida de Maria Bonita com seus filhos, sua sexualidade, a violência e seu amor por Lampião são contados no espetáculo Bonita, que segue nova temporada – até o dia 7 de agosto - no Espaço Parlapatões. Com texto de Dione Carlos e direção de Alex Araújo, a montagem da Cia do Caminho Velho integra a programação do projeto Teatro Mínimo, que traz uma série de espetáculos intimistas, baseados essencialmente no trabalho de interpretação do ator.

Divulgação

Divulgação

Assim como um mito que é constantemente reconstruído na fala das pessoas, Bonita não se passa em um tempo histórico localizável, e sim dá saltos no tempo e no espaço, pois se volta para o poder criador-mágico da palavra na boca de seres humanos. Segundo o diretor Alex Araújo, o espetáculo começou como um fragmento de texto escrito por Dione Carlos apresentado na I Bienal Internacional de Teatro da USP, o que gerou uma boa recepção e provocou no coletivo e na dramaturga a decisão por dar continuidade a esse trabalho. Além dos ensaios, o coletivo trocou experiências quinzenalmente com Luiz Fernando Marques (diretor e dramaturgo do grupo XIX de Teatro) na Escola Livre de Teatro.

Em cena, os atores Carolina Erschfeld e Diego Gonçalves dão vida a Maria Bonita e Lampião e mostram como no início do século passado a mulher era tratada como propriedade de seu marido, e como a presença da mulher no bando de Lampião trouxe uma nova referência. “Os afazeres domésticos deixavam de ser obrigação das mulheres. A mulher carregava armas em sua defesa. Como o bando a vê é diferente de como os pais, vizinhos, tios e primos a viam: agora existe Maria Bonita, que abandona um marido agressor e inaugura a presença da mulher no cangaço”, diz o diretor.

Veja o teaser!

Serviço:

Bonita
Espaço Parlapatões
Praça Roosevelt, 158 (Metrô República)
Até 7 de agosto
Sextas, às 23h59
R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>