Roberto Alvim estreia espetáculo adaptado da obra de Shakespeare

Divulgação

Divulgação

Com adaptação e direção de Roberto Alvim, o clássico Julius Caesar, de William Shakespeare, ganha nova montagem – Caesar – como construir um Império – que estreia nesta sexta-feira (17 de julho), às 21h, no Sesc Santo André. O espetáculo traz no elenco os atores Caco Ciocler e Carmo Dalla Vecchia, que transitam por todos os personagens, em um procedimento cênico que traduz a ideia de que os discursos são cambiáveis em política, mudando de acordo com os interesses em jogo.

Elemento estrutural no espetáculo, a música confere outras possibilidades de potência à palavra. Trata-se de uma espécie de ópera minimal, para duas vozes e piano. Composta por Vladimir Safatle, a trilha original será executada por ele ao vivo. O espetáculo é encenado em um quadrado de 36 m2 coberto com milhares de moedas. Ossadas humanas penduradas no teto e uma linha de luz neon de cinco metros de altura completam a cenografia. A montagem chega à capital paulista no dia 18 de setembro, onde cumpre temporada no Centro Cultural São Paulo até 25 de outubro.

Roberto Alvim conta que a escolha pela estreia em Santo André foi calculada: “a região do ABC é o berço da nova política brasileira, e levar para lá as questões presentes na peça as potencializa de modo inequívoco, conectando-as com a realidade de nosso país.”

Em uma sessão no senado, César é apunhalado por um grupo de conspiradores liderados por Brutus, que diante do povo romano profere um discurso no qual justifica o homicídio, afirmando que a ambição iria conduzir o governante para os caminhos da tirania e que matá-lo foi a única maneira de manter o povo livre e salvar a democracia.

O povo, convencido, aclama Brutus como herói nacional. Em seguida, Marco Antônio fala aos cidadãos e em seu emocionado discurso, convence a todos que César jamais se tornaria um tirano, e que Brutus e os outros são, simplesmente, sórdidos traidores. O povo avança contra Brutus e seu grupo, obrigando-os a fugir.

Na sequência, Marco Antônio busca assumir o poder do Império, enquanto os conspiradores são, um a um, perseguidos e mortos. Uma crise de consciência acomete Brutus, resultando em seu suicídio, enquanto Roma mergulha em uma guerra civil.

Serviço:

Caesar – como construir um sonho
Sesc Santo André
Rua Tamarutaca, 302, Santo André
De 17 de julho a 16 de agosto
Sextas às 21h; sábados, às 20h; e domingos, às 19h
Recomendado para maiores de 16 anos
R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
60 minutos.

Veja também!...

1 Comentário

  1. 26 de julho de 2015

    […] Roberto Alvim estreia espetáculo adaptado da obra de Shakespeare […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>