Quinto espetáculo da Cia Hiato ganha nova temporada na capital

Quinto espetáculo da Cia. Hiato, 2 Ficções foi realizado em coprodução com um dos mais importantes festivais de teatro da Europa, o KunstensFestivaldesArts, da cidade de BruxelasBélgica, onde estreou em maio de 2014. Em São Paulo realizou curta temporada com formato ainda inacabado. A peça fica em cartaz no Tusp, de 1 a 24 de agosto, de sábado a segunda, e seu formato final é inédito na capital paulista. A dramaturgia e direção são assinadas por Leonardo Moreira.

Divulgação

Divulgação

Realizado em duas etapas, o projeto Ficção foi iniciado em 2011 com os seis monólogos autobiográficos dos atores da Cia. na peça Ficção. 2 Ficções retoma os experimentos biográficos, agora emoldurados por uma nova situação ficcional: a apresentação de um espetáculo teatral não finalizado, a criação de uma peça inviável.

A Cia. Hiato se coloca diante de realidades que a ficção não pode reparar: a proximidade da morte (um devaneio sobre o futuro) e aquilo que não retorna (uma tentativa de reparar o passado).

Assim, duas ficções convivem: o que foi e o que poderia ter sido são vistos paralelamente, através de cenas inacabadas. A presença do diretor em cena, em uma espécie de depoimento-palestra, reforça a metalinguagem do espetáculo e evidencia essa dupla ficção.

Para essa criação a Cia. se utiliza do conceito de pentimento – palavra italiana para arrependimento e também o termo utilizado para os traços e rascunhos anteriores que são revelados durante a restauração de uma pintura. O pentimento é uma reflexão tardia no curso do trabalho, escondida sob várias camadas de cor. Além de fundamental para reconstituir um processo criativo, um pentimento também revela a relação entre uma construção artística e seu contexto biográfico.

Divulgação

Divulgação

Ao se apropriar dessa matéria, a Cia. Hiato revela seu próprio processo criativo. Sem se limitar à metalinguagem, intimidade e teatralidade se unem: uma não existe sem a outra.

A montagem, levantando questões sobre a efemeridade do evento teatral, questiona, através do fracasso, se é possível reparar uma realidade através de um “ato de ficção”.

Com mais de três anos de pesquisas no projeto Ficção, a Cia. Hiato traz ao TUSP, em temporada concomitante, as peças Ficção e 2 Ficções. A ideia da Cia. é propiciar ao público a oportunidade de conhecer integralmente os estudos que originaram os trabalhos. De 05 a 07 de agosto haverá um bate papo sobre a primeira montagem e no dia 09 de agosto sobre a segunda, sempre após a exibição.

No elenco, Aline Filócomo, Fernanda Stefanski, Mariah Amélia Farah, Thiago Amoral e Paula Picarelli.

Serviço:

2 Ficções
Tusp
Rua Maria Antônia, 294, Consolação
De 1 a 24 de agosto, de sábado a segunda.
Sábado e segunda, 20h30; e domingo, às 19h
90 minutos.
Classificação Não indicado para menores de 14 anos.
Capacidade 98 lugares
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Veja também!...

1 Comentário

  1. 29 de julho de 2015

    […] Quinto espetáculo da Cia Hiato ganha nova temporada na capital […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>