Curtas de Chaplin são musicados ao vivo no MIS

Divulgação

Divulgação

Com o objetivo de resgatar a atmosfera das primeiras sessões de cinema, o MIS (Museu da Imagem e do Som) promove mensalmente o Cinematographo, que conta com projeção de filmes sonorizados por músicos ao vivo. Na edição de julho, que acontece neste domingo (26 de julho), o quinteto SpBrass faz as trilhas arranjadas e compostas para os filmes O Balneário e O Imigrante, ambos dirigidos e estrelados por Charlie Chaplin. Na performance, a banda busca explorar timbres e sonoridades características dos instrumentos da família dos metais procurando criar novas perspectivas interativas entre imagem e som.

Em O Balneário (The Cure, EUA, 1917, 31’), que se passa em uma estação de águas térmicas, vemos Carlitos, bem trajado, porém bêbado, tentando entrar por uma porta giratória, em uma das cenas clássicas do cinema. Neste curta, ele encarna um homem que tenta se recuperar da bebedeira, em um local que deveria emanar saúde. Um funcionário do hotel descobre que a mala de Carlitos traz, na verdade, diversas bebidas, e a joga pela janela. As bebidas vão parar na fonte de águas, e todos os hóspedes acabam bêbados.

Já em O Imigrante (The Immigrant, EUA, 1917, 23’) Carlitos chega aos Estados Unidos ou “a terra das oportunidades”, onde é mais um imigrante que foi tentar a vida. No navio conhece uma jovem, que acompanha sua mãe, e os dois se apaixonam. Ao término da viagem, os dois se separam. Ele tenta encontrá-la, e o encontro acontece em um restaurante. De lá, partem para um dos poucos finais felizes de Chaplin.

Serviço:

O Balneário e O Imigrante
Museu da Imagem e do Som (Av. Europa, 158)
Domingo (26 de julho), às 16h
R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>