Alan Fontes expõe suas pinturas modernistas na capital

Divulgação

Divulgação

Até o dia 8 de agosto, a Galeria Emma Thomas recebe a exposição Sobre Incertas Casas, do artista Alan Fontes. A mostra apresenta pinturas baseadas em referências da arquitetura modernista e minimalista, resultados da pesquisa do artista acerca da poética da “casa” e da “cidade”, uma investigação sobre características das habitações contemporâneas ou sua anulação, revelando paralelos entre a estrutura doméstica e a social.

alanAs telas de Alan Fontes trazem uma paisagem simbólica, composta por arquiteturas frias e impermeáveis que se encaixam em uma paisagem expressionista criada de modo escultural. São casas de concreto branco e de vidro que tentam devolver à paisagem uma parte do espaço natural que ocupam. “Casas esvaziadas da presença de vida, reveladoras de um desejo de organização perfeita da paisagem e da vida em um futuro improvável”, diz o artista.

Uma das questões abordadas em Sobre Incertas Casas é a reflexão sobre construções “inviáveis” ainda que habitáveis. A obra do artista traz uma idealização sobre a transformação da arquitetura da casa em um espaço frio e impenetrável de uma forma estática e incompatível com sua realidade e que, consequentemente, fica sujeita às mudanças do tempo e de analogias do indivíduo e morador.

À medida que apresenta elementos objetivos em suas casas – casas familiares, comuns aos bairros de classe média e alta encontradas em qualquer cidade brasileira, ou nas fotografias presentes em revistas e sites – as pinturas de Alan expõem a intimidade doméstica e são, também, similares a retratos.

 

Serviço:

Sobre Incertas Casas – Alan Fontes
Galeria Emma Thomas
Rua Estados Unidos, 2205, Jardins
Até 8 de agosto
De segunda a sexta, das 11h às 19h; sábados, das 11h às 17h
Grátis.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>