Galeria Lume exibe as figuras humanas e mitológicas de Florian Raiss

Divulgação

Divulgação

Entre os dias 15 de julho e 25 de agosto, a Galeria Lume apresenta a exposição Mitologias Pessoais, do artista plástico brasileiro Florian Raiss, sob curadoria de Paulo Kassab Jr. A mostra é composta por 250 azulejos, quatro desenhos e oito esculturas, trabalhos inéditos da produção mais recente do artista, resultado de sua atitude contemplativa em relação ao universo que o cerca, sendo a figura humana seu foco principal.

Regido por uma motivação inata à sua existência, Florian Raiss desenha desde criança. Este impulso inventivo atiça a imaginação do artista, que transfere para o trabalho questões existenciais e curiosidades particulares, no intuito de enxergar a si próprio em sua criação. “Cada obra é o pedaço de um mosaico que poderá se tornar um espelho. Minha obra sou eu”, comenta.

Aliando técnica e disciplina à prática do cotidiano, o artista reúne as informações que observa ao seu redor e elege o ser humano como centro de sua criação, pois acredita que, na figura humana, o universo está condensado em todo seu mistério, beleza e complexidade. Em Mitologias Pessoais, ele expõe peças elaboradas por meio de três tipos de técnicas distintas: azulejos em cerâmica pintados em baixo esmalte, esculturas em cerâmica e bronze, e desenhos em aquarela. Em comum, entre todas as obras, as figuras masculinas, femininas e mitológicas que habitam o inconsciente do artista.

Divulgação

Divulgação

Apesar de certa atmosfera teatral que envolve as personagens do artista, sua real proposta é criar objetos de contemplação, apenas. No entanto, para alguns, a sensação é de assistir a uma peça, com atores “fictícios”. “Alheio a conceitos e definições complexas, o artista cria pela necessidade de relatar, em íntimas mitologias, a sua própria existência.”, comenta Paulo Kassab Jr.

Serviço:

Mitologias Pessoais – Florian Raiss
Galeria Lume (Rua Gumercindo Saraiva, 54 – Jd. Europa)
Abertura 14 de julho de 2015, terça-feira, às 19h30
De 15 de julho a 25 de agosto de 2015
De segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 17h

Grátis.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>