São Paulo recebe temporada do espetáculo infantil “O Cigano e o Gigante”

Foto: Roberto Ramos/Divulgação

Foto: Roberto Ramos/Divulgação

De país em país, há mais de dez séculos, os ciganos colorem o planeta com suas caravanas, músicas, danças, e tradições. Entretanto, muito do que é divulgado sobre eles é resultado de pesquisas científicas realizadas por outras pessoas. Ou seja, pouco é comentado sobre o ponto de vista do próprio povo, da riqueza do conto transmitido de geração em geração, do valor da sabedoria dos mais velhos e da graça da história ao pé do ouvido – algo fundamental em uma etnia de tradição tipicamente oral.

Hoje, calcula-se que existam de 2 a 5 milhões de ciganos espalhados pelo mundo, principalmente na Europa Central. E, por onde passaram, os ciganos misturavam suas lendas às histórias locais com narrativas em versões diversas. No conto de tradição oral O Cigano e o Gigante, que está em cartaz de até o dia 30 de agosto, no Sesc Pinheiros, o cigano enfrenta inimigos diferentes, prováveis e improváveis, de vários cantos do mundo.

Em um local, encara um dragão; no outro, diabos. Na dramaturgia de Paulo Rogério Lopes, o adversário é um gigante muito forte que jamais havia encontrado um cigano pelo caminho. É da aventura promovida nesse encontro que surge e história do espetáculo, com prodígios e assombramentos sobrenaturais que saltam aos olhos a cultura vibrante.

Serviço:

O Cigano e o Gigante
Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195)
Até 30 de agosto
Domingos, às 15h e 17h
R$ 17 (inteira) e R$ 8,50 (meia)
Recomendado para maiores de 5 anos
55 minutos.

Veja também!...

1 Comentário

  1. 2 de agosto de 2015

    […] São Paulo recebe apresentação de espetáculo infantil “O Cigano e o Gigante” […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>