Caixa Cultural recebe inscrições para oficina gratuita de cinema

A Caixa Cultural São Paulo recebe nos dias 19, 21 e 22 de julho, a Oficina em Tomada Única, um encontro promovido pelo Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba e ministrada pelo cineasta Rodrigo Souza e Souza. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 15 de julho.

Os selecionados serão comunicados por e-mail e podem levar mais dois convidados para participar da oficina. Nos três dias de capacitação, os participantes vão receber orientações sobre o manuseio da câmera super 8 e noções básicas de produção cinematográfica, incluindo temas como fotografia e roteiro.

super 8

Após os encontros, os alunos terão duas semanas para produzir seus próprios filmes. A temática é livre, podendo ser ficção ou documentário, feito em tomada única e com montagem diretamente no gatilho da câmera, não sendo permitida qualquer edição posterior dos vídeos.

A organização disponibiliza as câmeras para os participantes e paga os custos de revelação do material. Cada participante deve utilizar um único cartucho de filme super-8, que deve ser obrigatoriamente do tipo reversível e que será fornecido pela produção. Esta oficina também acontece em Curitiba (PR) nos dias 11 e 12 de julho.

Os filmes realizados na oficina serão apresentados na mostra competitiva em Tomada Única da 11ª Edição do Curta 8. O evento será realizado na Caixa Cultural Curitiba, de 1º a 4 de outubro. A iniciativa é pioneira em festivais na América Latina, e o resultado dos filmes é sempre uma surpresa, tanto para o público quanto para os realizadores, que assistem ao filme pela primeira vez durante o festival.

CURTA 8
Criado em 2005 em Curitiba, o Festival, que este ano chega a sua 11º edição, consolidou-se como evento de referência internacional, sendo atualmente o único do gênero na América Latina. O Curta 8 é coordenado por Leandro Bossy e tem produção da Perfil Comunicação e Cultura, com produção executiva da Processo Multiartes.

Rodrigo Souza e Souza
Formado em Produção Audiovisual e mestrando em Artes Visuais na Universidade Júlio de Mesquita Filho. Trabalha como educador e realizador em audiovisual, artes visuais e literatura. Atualmente, dirige um longa-metragem produzido colaborativamente por coletivos da periferia de São Paulo. Foi o idealizador e diretor do Super OFF – Oficinas, Filmes e Festival Internacional de Cinema Super 8 de São Paulo, edições de 2014 e 2015.

Para fazer sua inscrição, clique AQUI.

Serviço

Oficina em Tomada Única
Data: 19, 21 e 22 de julho de 2015
Horário: Domingo (19), das 9h às 18h. Terça e quarta-feira (21 e 22), das 14h às 18h
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Vagas: 8
Inscrições: gratuitas até o dia 15 de julho
Classificação etária: não recomendado para menores de 18 anos
Informações: (11) 3321-4400.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>