Peça de Shakespeare estrelada por Pedro Paulo Rangel estreia em SP

Laços desfeitos em nome de ambições pessoais. Uma paixão avassaladora. Uma personagem que troca de identidade e coloca o amor do pretendente à prova. Interesses amorosos correspondidos ou não. Um final feliz. Coisas de novela? Poderiam ser se não tivessem saído da cabeça de um gênio do teatro em idos do século dezessete. Essas e outras situações compõem a trama de Como a Gente Gosta (As you like it), comédia de William Shakespeare dirigida por Vinicius Coimbra e cujo elenco traz Pedro Paulo Rangel, Andrea Dantas, Priscila Steinman e Gabriel Falcão, entre outros nomes dos palcos e da TV. Após temporada no Rio de Janeiro, a montagem chega a São Paulo para temporada no Teatro Nair Bellode 31 de julho a 30 de setembro. 

Foto: Vinicius Coimbra/Divulgação

Foto: Vinicius Coimbra/Divulgação

Não vem de hoje o fascínio que a obra desse autor exerce sobre Vinicius Coimbra, que traduziu e adaptou o texto. Ele costuma mergulhar na obra do bardo inglês entre um trabalho e outro para a TV Globo, onde dirigiu novelas como “Insensato coração” e “Lado a Lado” – detentora de um EMMY, prêmio máximo da TV mundial. E a vontade de fazer um Shakespeare só ganhava força. A trágica trama de Macbeth inspirou, por exemplo, o roteiro do longa A floresta que se move, que acaba de filmar. O teatro não tardaria por esperar.

No caso de Como a Gente Gosta, tudo começou com Rosalinda. Foi movido pela curiosidade pela personagem que Vinicius chegou ao texto. Mais exatamente pelas mãos de Harold Bloom, tido como o mais respeitado estudioso de Shakespeare. Dois anos atrás, durante a leitura de A invenção do humano, no capítulo dedicado a “As you like it”, chamaram sua atenção as observações sobre a heroína. E acabou fascinado por outro aspecto do texto: o fato de tratar do amor e suas diferentes formas. “Ao trazer pares variados, a peça brinca com os gêneros. Não só traz diferentes visões sobre o amor como mostra muito do comportamento humano. Algo totalmente atual”, analisa o diretor.

E a atualidade do texto levou-o a optar por uma montagem contemporânea. A começar pela tradução e adaptação, assinada juntamente com Gabriel Falcão.

Foto: Vinicius Coimbra/Divulgação

Foto: Vinicius Coimbra/Divulgação

 

Serviço:

Como a Gente Gosta
Teatro Nair Bello – Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569
De 31 de julho a 20 de setembro
Sextas, às 21h30; sábados, às 21h; e domingos, às 19h
R$ 60
Recomendado para maiores de 14 anos
80 minutos.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>