A comédia musical “Urinal” prorroga temporada em São Paulo

Foto: Leekyung Kim/Divulgação

Foto: Leekyung Kim/Divulgação

Comédia musical dos americanos Greg Kotis e Mark Hollmann, o espetáculo Urinal, O Musical prorroga a temporada – até 12 de outubro – no Teatro do Núcleo Experimental. A montagem original estreou em Nova York, em 2001, e foi vencedora de três prêmios Tony. A versão brasileira tem direção de Zé Henrique de Paula e direção musical de Fernanda Maia. A peça aborda a questão da escassez de água. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Zé Renato de Teatro.

Na montagem, uma seca de vinte anos (época conhecida como os Anos Fedidos) causou uma terrível falta de água, fazendo com que banheiros particulares deixassem de existir. Toda a atividade sanitária da população é realizada em banheiros públicos controlados por uma megacorporação chamada Companhia da Boa Urina, comandada pelo ardiloso Patrãozinho. Para controlar o consumo de água, as pessoas devem pagar para usar essas dependências.

Há leis severas garantindo que o povo pague para fazer xixi, e se elas forem quebradas, o culpado é enviado para uma suposta colônia penal chamada Urinal, de onde os criminosos jamais retornam. Tudo caminha bem, até que o jovem Bonitão, incitado pela bela e radiante Luz, aprende a ouvir seu coração e inicia uma revolta popular que pode mudar o destino de todos. A peça se inicia com uma saudação de boas vindas do Policial, o narrador, assistido pela jovem de rua Garotinha.

Foto: Leekyung Kim/Divulgação

Foto: Leekyung Kim/Divulgação

“A escolha do texto se deu, principalmente, pela atualidade e contundência dos temas que aborda: o consumismo, o poder das corporações, a escassez de recursos naturais e a vida em padrões sustentáveis. Em meio a maior crise hídrica já vivida no estado de São Paulo, nos parece essencial trazer ao debate as consequências de um estilo de vida que já ultrapassou todos os limites de sustentabilidade. Por meio do humor e da música, questões urgentes são trazidas à cena, ilustrando um futuro apocalíptico que em muito se assemelha ao presente que vivemos”, afirma o diretor Zé Henrique de Paula.

A montagem tem como inspiração principal os cabarés alemães na primeira metade do século 20, especialmente da obra de Brecht e Weil.

urinal

Serviço:

Urinal – o Musical

Teatro do Núcleo Experimental
Rua Barra Funda, 637

Sextas, sábados e segundas, às 21h; domingos, às 19h
R$ 60 (segundas e sextas); R$ 80 (sábados e domingos). Meia entrada em todas as sessões
110 minutos
Classificação: 10 anos.

 

 

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>