Novelas de Pirandello inspiram espetáculo em São Paulo

Foto: Diego Urrbaneja/Divulgação

Foto: Diego Urrbaneja/Divulgação

​Dentre as muitas obras literárias de Pirandello, o espetáculo Caffé Noturno reúne duas novelas do dramaturgo, poeta e romancista siciliano: Com a morte em cima e O medo. E foi a partir do interesse do diretor Fabio Caniatto pelas novelas de Pirandello – por considerar que certas informações na narrativa original apresentavam caminhos mais significantes – que surgiu esta montagem, que estreia nesta quarta-feira (5 de agosto), às 21h, no Viga Espaço Cênico.

A primeira obra, “Com A Morte Em Cima”, trata do encontro entre uma mulher e um homem em um café. Perspicaz observador do comportamento humano, o homem provoca em sua ouvinte – até então mais preocupada com seus compromissos sociais – pensamentos sobre a brevidade da vida e as relações entre as pessoas, bem como a reflexão sobre a condição humana diante do inevitável: a morte. No decorrer do diálogo, a mulher descobre que aquele homem foge de sua vida mediana e busca outro sentido para sua existência pulverizada e sem rumo.

Foto: Diego Urrbaneja/Divulgação

Foto: Diego Urrbaneja/Divulgação

​“O medo”, a segunda novela, apresenta um casal de amantes torturados pela possibilidade de terem sido descobertos. Aterrorizado por supostos gestos e sinais reveladores do marido traído, Antonio age de forma ridícula e coloca em xeque a sua relação com Lilina, a mulher do amigo. Movido pelo medo, derruba a máscara social e apresenta-se como um homem frágil, condenado por suas próprias mentiras e sofrendo o escárnio da amante que, de forma inusitada, encontra uma saída perfeita, uma vez que o marido está prestes a chegar.

​​As duas narrativas possuem um aspecto comum: as personagens se relacionam de forma bastante particular com o fator tempo, que existe de forma dilatada e angustiante, ou o tempo que se esvai rapidamente. Em ambas as situações, esse tempo assume outra dimensão: ele reúne o passado que se afasta, mas precisa tornar-se palpável, tornar-se o presente que reserva o “agora”, o qual as personagens desejam afastar.

Serviço:

Caffé Noturno
Viga Espaço Cênico
Rua Capote Valente, 1.323, Pinheiros
De 5 de agosto a 8 de outubro de 2015
Quartas e quintas-feiras, às 21h
Recomendado para maiores de 14 anos
R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Recomendado para maiores de 14 anos
60 minutos.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>