Exposição apresenta as inovações que mudaram a vida da humanidade nos últimos 150 anos

Divulgação

Obra de Jarbas LopesDivulgação

A exposição Invento/ As revoluções que nos inventaram está em cartaz até o dia 4 de outubro de 2015, na Oca, do Parque Ibirapuera, apresentando algumas das principais invenções dos últimos 150 anos sob a ótica da arte contemporânea. A curadoria é de Marcello Dantas e Agnaldo Farias e patrocínio do HSBC e Instituto Goethe, com entrada gratuita.

Como um museu de ciências feito por artistas, “Invento” reúne nomes como Andy Warhol, Bill Viola, Christian Bolstanki, Damián Ortega, Janet Cardiff e George Bures Miller, Julian Opie, Julius von Bismarck, Man Ray, Leandro Erlich, Nam June Paik, Panamarenko e Pedro Reyes, interpretando grandes invenções humanas, como avião, televisão e celular.

Divulgação

Obra de Panamarenko/Divulgação

Até 1882, passar roupa era uma tarefa que exigia enorme esforço físico, envolvia o contato com fuligem e não eram raras as queimaduras na pele. Criado pelo norte-americano Henry Seeley, o ferro elétrico teve um impacto tão representativo na sociedade que em 1935, quando os eletrodomésticos já eram populares nos Estados Unidos, a criação foi considerada a mais essencial pelas donas de casa do país, superando aparelhos revolucionários, como geladeira e máquina de lavar.

Também do final do século vinte, a lâmpada incandescente de Thomas Edison reinou absoluta na iluminação pública e doméstica por décadas. Com o surgimento de modelos mais eficientes, esta velha conhecida vem sumindo do mercado. Desde 2013, bulbos acima de 100W não são fabricados no Brasil e no último dia 1º julho, também foram proibidas a venda e a produção dos de 60W.

Divulgação

Obra de Janet Cardiff e George Miller/Divulgação

Para contar estas e muitas outras histórias de invenções desenvolvidas nos últimos 150 anos, os curadores Marcello Dantas e Agnaldo Farias selecionaram aproximadamente 35 obras de cerca de 30 artistas contemporâneos mundiais que interpretaram algumas destas grandes criações, que mudaram a história do mundo e a vida do homem.

Divulgação

Obra de Damian Ortega/Divulgação

Serviço:

Invento/ As revoluções que nos inventaram
Oca, Parque Ibirapuera (Av Pedro Álvares Cabral, portão 3)
De 5 de agosto a 4 de outubro
Terça a domingo, das 9h às 17h
Grátis.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>