Grupo Corpo estreia dois espetáculos em São Paulo

Foto: Jose Luiz Pederneira/Divulgacao

Cena de Suíte Branca (Foto: Jose Luiz Pederneira/Divulgação)

Após estreia nacional no Palácio das Artes, Minas Gerais, um dos grupos mais expressivos de dança contemporânea do Brasil faz apresentações de Suíte Branca e Dança Sinfônica em São Paulo, no Teatro Alfa. Em seguida, seguem para temporada no Rio de Janeiro. A celebração dos 40 anos de atividade do Grupo Corpo traz aos palcos brasileiros dois balés inéditos de uma das mais importantes companhias de dança contemporânea do país. A temporada paulista acontece de quarta a domingo entre os dias 12 e 23 de agosto.

O programa duplo, composto por Dança Sinfônica, com trilha assinada por Marco Antônio Guimarães e coreografia de Rodrigo Pederneiras; e Suíte Branca, com trilha de Samuel Rosa e coreografia de Cassi Abranches (jovem coreógrafa paulista que atuou como bailarina da companhia entre 2001 e 2013).

Foto: Jose Luiz Pederneira/Divulgacao

Cena de Dança Sinfônica (Foto: Jose Luiz Pederneira/Divulgação)

O Grupo Corpo buscou, para 2015, a colaboração de grandes ícones da música produzida em Minas Gerais para conceber o programa comemorativo de suas quatro décadas de existência. Assinando a trilha de Suíte Branca, balé que abre o programa, está o vocalista, guitarrista e compositor Samuel Rosa. Conhecido por liderar o Skank, uma das bandas mineiras de maior projeção no Brasil, Samuel trouxe seus companheiros de banda para a gravação.

Na criação da música de Dança Sinfônica está o músico e compositor Marco Antônio Guimarães, que convocou para a execução em estúdio não apenas o grupo que ele lidera – o Uakti Oficina Instrumental, um dos mais originais surgidos na cena musical brasileira – como também a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, sob a direção do maestro Fabio Mechetti.

As comemorações das quatro décadas envolvem ainda uma campanha online no canal oficial do Grupo Corpo no YouTube. Iniciada em fevereiro, a campanha, produzida pela JPZ Comunicação e dirigida por Janaína Patrocínio e Claudia Ribeiro, faz um apanhado dos principais momentos da trajetória da companhia, ao mesmo tempo em que registra e compartilha, em tempo real, o processo de criação dos dois novos balés. As mais de duas dezenas de teasers de 42 segundos a aproximadamente 7 minutos somam-se a quase meia centena de excertos de espetáculos realizados de Missa do Orfanato, de 1989, para cá, que já vinham sendo disponibilizados para o público no canal.

Foto: Jose Luiz Pederneira/Divulgacao

Cena de Dança Sinfônica (Foto: Jose Luiz Pederneira/Divulgação)

Servico:

Grupo Corpo – Suíte Branca e Dança Sinfônica
Teatro Alfa
Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 – Santo Amaro
Quartas e quintas, às 21h; sextas, às 21h30; sábados, às 20h; e domingos, às 18h
De 12 a 23 de agosto
De 25 a R$ 130
Recomendado para maiores e 10 anos
100 minutos.

Veja também!...

1 Comentário

  1. Sacha Witkowski disse:

    Muito bom a leitura deste texto. Que sigam trilhando este caminho que é necessário a dança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>