Nuno Ramos apresenta nova exposição gratuita na capital

Foto: Mauro Restife/Divulgação

Foto: Mauro Restife/Divulgação

A Pinacoteca do Estado de São Paulo recebe a partir deste sábado (dia 29 de agosto) a exposição HOUYHNHNMS, do artista paulistano Nuno Ramos. São mais de 20 obras entre pinturas, relevos, desenhos e esculturas de grandes proporções produzidas ao longo de nove meses e que agora ocupam o quarto andar da Estação Pinacoteca. Com exceção de Cavaloporpierrô, já montada em 2014 no Instituto Iberê Camargo de Porto Alegre, todos os trabalhos apresentados são inéditos.

As cinco pinturas encontradas na exposição retomam o uso maciço da vaselina como base das cores, procedimento que Nuno Ramos desenvolveu no fim da década de 1980 e abandonou no começo da década seguinte. Quatro relevos e sete desenhos completam a mostra. Feitos a partir de chapas e tubos de metal, tecidos, plásticos e tinta a óleo sobre madeira, os relevos apresentam elementos tridimensionais que prolongam ou contrastam os movimentos sugeridos pela pintura.

A exposição apresenta ao público ainda esculturas como a CavaloporPierrô e a Casaporarroz, além de réplicas destas obras fundidas em bronze e alumínio e vídeos dirigidos por Nuno Ramos e Eduardo Climachauska. As duas são conhecidas como ‘dádivas’, conceito antropológico usado por Nuno e desenvolvido por Marcel Mauss que fala sobre trocas em sociedade que não visam lucro. “Uma troca maluca, assim como a exposição, que é exatamente um intercâmbio de elementos, sem que haja necessariamente uma equivalência entre eles. Trabalhos que, em diálogo uns com os outros, sugerem o acúmulo de significados”, disse Nuno Ramos.

A mostra Nuno Ramos tem patrocínio do Banco Bradesco, da Biolab Farmacêutica e da Pirelli e visitação gratuita até 18 de outubro.

Foto: Mauro Restife/Divulgação

Foto: Mauro Restife/Divulgação

Serviço:

Houyhnhnms – Nuno Gomes
Estação Pinacoteca
Praça da Luz, 02
De 29 de agosto a 15 de novembro de 2015
Grátis até 18 de outubro

A partir de 19 de outubro: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia), exceto aos sábados (gratuito).

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>