A baiana Nilda Neves apresenta exposição gratuita em São Paulo

Divulgação

Divulgação

Até o dia 10 de outubro, a artista plástica baiana Nilda Neves apresenta sua exposição individual Meu Sertão, na Galeria Mezanino, em Pinheiros, em São Paulo. Ela ocupa um dos espaços da galeria paulistana, que também recebe obras do artista plástico paraense Emidio Contente. As mostras – que são organizadas pelo galerista Renato De Cara – são gratuitas.

Nilda Neves começou a pintar quando precisou ilustrar a capa do seu segundo livro O Belo Sertão, lançado na Bienal do Livro em São Paulo, em 2010. Sua pintura espontânea revela o imaginário de seres, personagens, cenas do cotidiano, festas populares e recantos da sua cidade natal, Botuporã, sertão da Bahia, carregadas de um toque de realismo fantástico e naïf. Produz com grande avidez em seu diminuto ateliê em Pinheiros. A curadoria conjunta é de Renato de Cara e de Eugênia Gorini Esmeraldo.

Paralelamente, o fotógrafo Emidio Contente apresenta a série fotográfica Lágrimas Artificiais – que também se desdobra em objeto, instalação e vídeo, com curadoria de Diogenes Moura, formada por vários olhos sadios e outros que o fotógrafo registrou sob efeito de diversas drogas que reagem no olho.

A série questiona as ideias que construímos sobre liberdade e sentimentos, que por vezes são líquidos e fluídos e outras podem solidificar-se. As fotos são passadas do negativo para folhas de papel de um bulário (lista de remédios/drogas e pequenos textos sobre seus efeitos) de medicina oftalmológica através de cianotipia – técnica fotográfica resultante da reação entre dois sais de ferro que se revelam em vários tons de azul após o processo de revelação e lavagem.

Divulgação

Divulgação

Serviço:

Meu Sertão – Nilda Neves
Galeria Mezanino
Rua Cunha Gago, 208, Pinheiros
De terça a sábado, das 11h às 19h
De 22 de setembro a 10 de outubro
Grátis.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>