Audiopeça de Zé Henrique de Paula faz nova temporada em São Paulo

Foto: Leeyoung Kim/Divulgação

Foto: Leeyoung Kim/Divulgação

Nesta terça-feira (27 de outubro), às 21h, acontece a reestreia do espetáculo Ao Pé do Ouvido, no Teatro do  Núcleo Experimental. A montagem conta a história de sete migrantes nordestinos que cruzaram o país para viver em São Paulo. Com direção de Zé Henrique de Paula, a peça explora o formato da audiopeça, em que a dramaturgia surge a partir da costura de entrevistas gravadas com pessoas reais e a encenação consiste na interpretação fiel dos seus depoimentos.

Em cena, sete atores ouvem os depoimentos reais dessas pessoas – a babá, o porteiro, o pescador, a costureira, o pedreiro, o médico e a atriz – e os interpretam, reconstituindo suas visões de vida. A rotatividade dos atores – que podem receber um áudio diferente a cada sessão – faz com que toda nova apresentação seja única.

O diretor Zé Henrique de Paula explora na montagem uma variante da técnica do verbatim, popular em Londres, na Inglaterra, na qual a dramaturgia surge a partir da costura de entrevistas gravadas. Os atores dão play em seus celulares e, enquanto escutam o áudio dos entrevistados em seus fones de ouvido, buscam atingir o máximo grau de autenticidade dos depoimentos na atuação. Sintetizada por Zé Henrique sob o conceito de “audiopeça”, a técnica carrega a supra-realidade para dentro do espetáculo.

Foto: Leeyoung Kim/Divulgação

Foto: Leeyoung Kim/Divulgação

Serviço:

Ao Pé do Ouvido
Teatro do Nucleo Experimental
Rua Barra Funda, 637
Terças, quartas e quintas, às 21h
De 27 de outubro a 10 de dezembro
R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Recomendado para maiores de 10 anos
80 minutos.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>