Roberto Lage apresenta versão brasileira de espetáculo do tcheco Milan Kundera

A comédia clássica Jacques e Seu Amo, única peça teatral do autor de A Insustentável Leveza do Ser, do tcheco Milan Kundera, ganha montagem brasileira pelas mãos do diretor Roberto Lage. A estreia acontece nesta sexta-feira (9 de outubro), no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, onde fica em cartaz até o dia 13 de dezembro.

No enredo, dois homens – amo e seu criado – estão numa viagem a pé para um destino que só é revelado no final. Eles vão rememorando suas aventuras e desventuras amorosas, descritas de tal forma que, atualmente, poderiam ser consideradas politicamente incorretas. A ação se passa no século 18, porém não há nenhum rigor quanto à época ou estilo da comédia.

Divulgação

Divulgação

O elenco é formado pelos atores Hugo Possolo, Edgar Bustamante, Renata Zhaneta, Ando Camargo, Greta Antoine, Angelo Brandini e Felipe Ramos. Sendo esta a primeira vez que o “parlapatão” Possolo é dirigido por Roberto Lage. A ficha técnica tem Fabio Namatame no figurino, Kleber Montanheiro no cenário, Wagner Freire na iluminação e Dr Morris na trilha sonora.

Em Jacques e Seu Amo a ação é constantemente interrompida e se passa em dois tempos (passado e presente) que várias vezes se misturam. Os personagens também criticam a “mediocridade” do autor, entram nos papéis uns dos outros e comentam a peça. O texto é estruturado em três tragicomédias amorosas, no fatalismo determinista de Jacques e no erotismo.

As histórias ocorrem simultaneamente e prendem a atenção do espectador pelo dinamismo com que os personagens as narram e vivenciam, pelos diálogos cruzados que culminam sempre em um comportamento hipócrita que atravessa as duas classes sociais. O criado Jacques conta como foi que perdeu a virgindade; o fidalgo lembra a traição da amada com seu melhor amigo; e a Taberneira conta a história de uma Duquesa vingativa que ilude seu amante e o leva a se casar com uma prostituta. Tudo é apresentado com humor clássico, sem nenhum rigor, onde os estilos se misturam.

Serviço:

Jacques e Seu Amo
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112, Centro/SP
De 9 de outubro a 13 de dezembro
Quinta a sábado, às 20h; domingo, às 19h
R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Recomendado para maiores de 14 anos
90 minutos.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>