O artista Hilal Sami Hilal expõe suas obras inéditas na capital

Até o dia 14 de novembro, a Galeria Marilia Razuk apresenta a exposição Ya’ayouni – Luz dos meus olhos, do artista Hilal Sami Hilal. Nesta mostra Hilal traz sete obras recentes e inéditas, entre elas, as da série Deslocamentos, Roda e Aviãozinho; objetos tridimensionais de grandes dimensões, como também um grande livro feito em papel de algodão e pigmentos.

Ya’ayouni tem como ponto de partida a vida e a alegria diferentemente da emblemática exposição Seu Sami (2007/2008) onde a ausência e a melancolia inspiraram sua produção. Expressão que vem do árabe e que quer dizer “luz dos meus olhos”, e serve para designar alguém muito amado, aqui especialmente é inspirada no neto do artista que trouxe à tona recentemente seus sentimentos de alegria e amor.

Divulgação

Divulgação

Hilal parte das pesquisas que sempre foram a base de seu fazer artístico e constrói brinquedos como um avião, uma roda, um atlas gigante e um túnel do tempo. No decorrer de sua produção a memória afetiva é elemento sempre presente. Em seus trabalhos anteriores, em fibra de algodão, utilizava-se de trapos de roupas de familiares para elaborar a polpa do papel.

Em outros trabalhos recorreu a sua origem árabe para criar caligrafias e arabescos próprios. Na série Nomes reuniu numa espécie de inventário afetivo, pessoas queridas de sua convivência. Além da afetividade, o artista trabalha nesta exposição com o conceito do deslocamento e da impermanência.

A série Deslocamentos são obras cinéticas feitas com sobreposição de lâminas de plástico e cortadas a laser que convidam o espectador ao movimento do olhar e ao questionamento da mutabilidade das coisas. A obra Roda, grande objeto, medindo 1,50 metros de diâmetro feita em chapas de compensado naval cortadas a laser, também deriva de sua pesquisa ligada a questão do deslocamento. Seus efeitos cinéticos criam ao mesmo tempo movimento real e virtual.

O gigantesco livro, medindo aproximadamente 2 metros, em fibra de algodão e pigmentos, evoca cenas de um universo particular onde paisagens imaginarias sugerem nuvens em movimento contínuo.

Serviço:

Ya’ayouni – Luz dos meu olhos
Galeria Marília Razuk
Rua Jerônimo da Veiga, 131, Itaim Bibi/SP
De 7 de outubro a 14 de novembro
De segunda a sexta, das 10h30 às 19h; sábado, das 12h às 17h
Grátis.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>