Texto do século 17 sobre melancolia inspira coreografia inédita

Sabe aquela “sofrência sem fim” que todos sentem, já sentiram ou ainda vão sentir? Pois é, chama-se melancolia. E, sobre ela, Ivan Delmanto e Nathalia Catharina criaram a peça Anatomia da Melancolia – Experiência I, em cartaz de 30 de outubro a 2 de novembro no Sesc Pompeia.

Foto: Daniel Athayde (Divulgação)

Foto: Daniel Athayde (Divulgação)

Com um olhar atual, a melancolia ganha sua versão dançada e inédita a partir do texto homônimo do teólogo inglês Robert Burton, publicado em 1621 e considerado um tratado médico sobre a depressão clínica.

Sozinha em cena, Nathalia propõe movimentos para refletir diferentes perspectivas do tema: históricas, sociais e culturais. Falando em reflexão, a temporada se completa com dois bate-papos, com entrada gratuita, em que os psicanalistas Luciana Chaui-Berlinck e Christian Dunker relacionam a melancolia com criação artística e com a subjetividade contemporânea respectivamente.

Nathalia estudou Comunicação das Artes do Corpo na PUC-SP e é mestranda na ECA/USP. Em São Paulo, já integrou o elenco da Cia. Perversos Polimorfos e da companhia Silenciosas. Desde 2009, é colaboradora artística da PlayGround Compagnie (França).


Anatomia da Melancolia – Experiência I
23 de outubro a 2 de novembro
Quinta (28), sextas e sábados, 21h; domingos, 19h; segunda (2), 19h
Sesc Pompeia – Espaço Cênico
R$20

Melancolia e a Criação Artística, bate-papo com a psicanalista Luciana Chaui-Berlinck
28 de outubro
Quarta, 20h
Sesc Pompeia – Espaço Cênico
Grátis
Ingressos distribuídos com 1 hora de antecedência na bilheteria

Melancolia e a Subjetividade Contemporânea, bate-papo com o psicanalista Christian Dunker
31 de outubro
Sábado, 18h30
Sesc Pompeia – Espaço Cênico
Grátis
Ingressos distribuídos com 1 hora de antecedência na bilheteria

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>