Estação Pinacoteca apresenta obras de artistas afrodescendentes

A Pinacoteca do Estado de São Paulo inaugura neste sábado (12 de dezembro) a exposição Territórios: Artistas Afrodescendentes no Acervo da Pinacoteca, que celebra os 110 anos da instituição e apresenta ao público importantes obras assinadas por artistas brasileiros afrodescendentes. A mostra, em cartaz na Estação Pinacoteca, apresenta um olhar singular que pretende dar visibilidade a essa coleção ao mesmo tempo em que valoriza o legado destes artistas.

Obra de Firmino Monteiro (Foto: Isabela Matheus/Divulgação)

Obra de Firmino Monteiro (Foto: Isabela Matheus/Divulgação)

Obra de Arthur Timotheo (Foto: Isabela Matheus/Divulgação)

Obra de Arthur Timótheo da Costa (Foto: Isabela Matheus/Divulgação)

A proposta do curador Tadeu Chiarelli é retomar as grandes contribuições da Pinacoteca para a historiografia da arte brasileira introduzida na gestão de Emanoel Araújo (1993- 2002), primeiro diretor negro da Pinacoteca do Estado, por isso apresenta parte do núcleo de artistas afrodescendentes da Instituição, acrescida de novas aquisições.

São 106 obras entre pinturas, gravuras, desenhos, esculturas e instalações que traçam perfis diferentes da produção artística de afrodescendentes no Brasil do século 18 até hoje. As obras estão divididas em três conjuntos e dispostas de acordo com a familiaridade dos temas ou territórios: Matrizes Ocidentais, Matrizes Africanas e Matrizes Contemporâneas. Sem preocupação cronológica, a exposição aventa a possibilidade de compreender a produção e a inserção destes artistas na coleção da Pinacoteca assim como no circuito estabelecido em seu contexto.

Entre os trabalhos em exposição está o Autorretrato, produzido em 1908 por Arthur Timótheo da Costa, doado em 1956, ou seja, 51 anos após a inauguração da Pinacoteca – a primeira obra de um artista negro. Mestre Valentim, Antonio Bandeira, Rubem Valentim, Jaime Lauriano e Rosana Paulino também estão entre os artistas que compõem a mostra. Destaque ainda para a obra de Rommulo Vieira Conceição adquirida em novembro pelo Programa de Patronos da Pinacoteca, que começou em 2012 e hoje já soma 72 casais apoiadores.

Obra de Miguelzinho Dutra (Foto: Isabela Matheus/Divulgação)

Obra de Miguelzinho Dutra (Foto: Isabela Matheus/Divulgação)

Serviço:

Territórios: Artistas Afrodescendentes no Acervo da Pinacoteca
Estação Pinacoteca
Largo General Osório, 66, Luz
De 12 de dezembro de 2015 a 17 de abril de 2016
De terça a domingo, das 10 às 17h30 – com permanência até às 18h
R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).

Veja também!...

1 Comentário

  1. luiza disse:

    Excelente comentarios sobre a cultura afrodescendentes no Brasil. Parabens Pinacoteca; levando a arte ao publico e atraindo futuros talentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>