Cia Ocamorana faz curta temporada em São Paulo

Uma cidade é atingida por artilharia pesada em aviões bombardeiros, tendo como principal alvo a população pobre e civil. Entre os mortos e feridos, a maioria, imigrantes. Mais da metade dos sobreviventes abandonam suas casas partindo em trens superlotados. Este não é o roteiro de um filme sobre o novo fluxo global de refugiados. É o relato de uma São Paulo, duramente bombardeada por 23 dias, no ano de 1924.

A história de uma revolução pouco lembrada até por brasileiros é o mote do espetáculo 1924, A Revolução Esquecida, montagem da Cia Ocamorana de Teatro que estreia em curta temporada no Sesc Belenzinho – de 10 a 20 de dezembro.

Foto: Arô Ribeiro/Divulgação

Foto: Arô Ribeiro/Divulgação

Com texto e direção de Márcio Boaro e co-direção de Andressa Ferrarezi, o elenco é formado por Manuel Boucinhas, Maria Carolina Dressler, Mônica Raphael, Cristiano Tomiossi e Heitor Goldeflus. A trilha sonora é executada ao vivo pelos músicos Flávio Rubens, Alexandre Moura e Samba Sam.

Durante a temporada a Cia Ocamorana também realiza uma Oficina de Teatro Jornal, nos dias 15 e 16 de dezembro, com Eduardo Campos Lima (jornalista e doutor em Dramaturgia pela FFLCH/USP) e Márcio Boaro. As inscrições vão até 11 de dezembro. O projeto foi contemplado pela 25ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro.

Foto: Arô Ribeiro/Divulgação

Foto: Arô Ribeiro/Divulgação

A montagem aborda uma história que apesar documentada, é pouquíssima conhecida. A peça trata do assunto por meio da ficção, mas também reconstitui alguns fatos reais. A trama se passa nos dias dos ataques. Imigrantes em uma grande cidade buscam uma nova vida, mas acabam em um pesadelo.

A peça conta a saga de um grupo de pessoas que está abrigada no extinto Teatro Olympia (antigamente localizado no bairro do Brás), após ter suas casas destruídas. A situação se redimensiona em horror quando se descobre que foi do próprio governo a ordem para a chacina promovida contra o povo.

Serviço:

1924, A Revolução Esquecida
SESC Belenzinho
Rua Padre Adelino, 1000
De 10 a 20 de dezembro
De quinta a sexta, às 21h30; e domingo, às 18h30
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>