Marta Soares apresenta quatro espetáculos gratuitos em São Paulo

Nos 20 anos de carreira, a premiada coreógrafa e bailarina Marta Soares apresenta uma mostra de repertório de seus mais importantes espetáculos na Oficina Cultural Oswald de Andrade. São quatro obras e uma oficina de compartilhamento do processo criativo, que acontecem entre março e junho.

Vestígios (de 3 a 19 de março, de quinta à sábado, às 20h), O Banho (de 31 de março a 16 de abril, de quinta à sábado, às 20h), Deslocamentos (de 5 a 28 de maio, de quinta à sábado, às 20h) e Les Poupées (de 9 a 25 de junho, de quinta à sábado, às 20h) foram as instalações coreográficas escolhidas para a Ocupação Marta Soares.

Cena de O Banho (Divulgação)

Cena de O Banho (Divulgação)

Dos quatro, apenas em Deslocamentos Marta não dança – são seis bailarinas em cena. Segundo ela, a sequência tem uma lógica: “A ordem das apresentações reconstrói um corpo que volta a dançar. Com o tempo, meu trabalho foi ficando mais plástico, instalativo e performático, hoje é um híbrido entre dança, artes visuais (instalação e vídeo) e performance”, explica a artista, mestre em Comunicação e Semiótica.

Em Vestígios (2010), Marta está completamente imóvel sob a areia; O Banho (2004) delimita o corpo da artista em uma banheira. Em Deslocamentos (2014-2015), Marta é coreógrafa, não participando da cena. Já um de seus primeiros trabalhos, Les Poupées (1996), é a obra onde há mais movimento, em que ela mais dança. A influência do fotógrafo e escultor alemão Hans Bellmer na arte de Marta dava seus primeiros sinais nesse espetáculo e depois permeou toda a sua obra.

Cena de Deslocamentos (Foto: João Caldas/Divulgação)

Cena de Deslocamentos (Foto: João Caldas/Divulgação)

Serviço:

Ocupação Marta Soares
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro
Vestígios (de 3 a 19 de março, de quinta à sábado, às 20h), O Banho (de 31 de março a 16 de abril, de quinta à sábado, às 20h), Deslocamentos (de 5 a 28 de maio, de quinta à sábado, às 20h) e Les Poupées (de 9 a 25 de junho, de quinta à sábado, às 20h)
Grátis.

Oficina de Compartilhamento de Processo Criativo – Marta Soares e Cia. De 6 a 20 de junho. Segundas e quartas-feiras, das 14h à 18h. Público: Artistas da dança, teatro e estudantes das artes do corpo. Inscrições: De 1º de abril a 30 de maio, pelo site da Oficina Cultural Oswald de Andrade. Seleção: Análise de currículo e carta de interesse. Vagas: 20. Indicação: Maiores de 16 anos. Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo/SP.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>