La Fura dels Baus “finalmente” estreia no Theatro Municipal

Foi uma triste sexta-feira. Mas, era inevitável e urgente a publicação do comunicado de adiamento da estreia da obra que reuniria os espanhóis do La Fura dels Baus e a Orquestra Sinfônica Municipal.

Foto: La Fura dels Baus (Divulgação)

Foto: La Fura dels Baus (Divulgação)

Naquele 25 de setembro de 2015, a Fundação Theatro Municipal, instituição mantenedora do Theatro Municipal de São Paulo (TMSP), alegou “retração na captação de recursos privados e o impacto da variação cambial” que, diante das “incertezas do quadro econômico”, teriam tornado financeiramente inviável a superprodução binacional.

Todavia, é chegada a hora do público finalmente conhecer El Amor Brujo – El Fuego y la Palavra que fará temporada de 27 a 31 de julho no TMSP. Sob regência de Eduardo Strausser, a montagem conta com direção de Carlus Padrissa, integrante do La Fura, e coreografia de Pol Jimenez. Do flamenco, a cantora Esperanza Fernández e o guitarrista Miguel Ángel Cortés fazem participações especiais.

A ideia deste “amor bruxo” surgiu para homenagear o centenário da primeira versão do compositor espanhol Manuel de Falla, estreada em abril de 1915 em Madri. Já a versão do La Fura ganhou os palcos em 2015 no Festival Internacional de Música y Danza de Granada, também na Espanha. Décadas antes, em 1986, a misteriosa história de bruxaria que envolve a jovem cigana Candela foi levada ao cinema por Carlos Saura.

Com a adição de fragmentos de outras composições de Falla, os acrobáticos do La Fura se valem de projeções criadas por José Val de Omar e ainda convidaram para o elenco 12 alunas da Escola de Dança de São Paulo, tradicional instituição de formação ligada ao TMSP, para encenar a movimentação com fortes referências à dança folclórica flamenca.


El Amor Brujo – El Fuego y la Palavra
La Fura dels Baus e Orquestra Sinfônica Municipal
27 a 31 de julho
Quarta a sábado, 20h; domingo, 17h
Theatro Municipal de São Paulo
R$ 25 a R$ 90

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>