‘Superstar’ da dança contemporânea abre mostra francesa

Maguy Marin e elenco realizam somente nesta sexta (7) e sábado (8) apresentações da peça BiT no Sesc Pinheiros. A curtíssima temporada com a obra da renomada coreógrafa francesa também marca o início da mostra FranceDanse Brasil 2016 na capital paulista.

Foto: Hervé Deroo (Divulgação)

Foto: Hervé Deroo (Divulgação)

Estreada em 2014 e sua 49ª criação, Maguy propõe um diálogo entre música e informática. O ritmo da coreografia é ditado pelo pulsante som eletrônico, no estilo techno, evidenciando a unidade básica dos dados no mundo digital, o bit. As sonoras marcações também fazem lembrar o termo inglês beat, que nosso português pode ser traduzido como batida.

O tema ainda versa sobre a dicotomia da solidão em um momento de hiperconectividade para a história da humanidade. E questiona as responsabilidades individuais na sociedade atual. Com um forte simbolismo, é uma antiga dança que promove a união entre os intérpretes, pois, para se dançar a farândola, é preciso estar de mãos dadas.

Maguy, que hoje tem 65 anos, nasceu em Toulouse, no sul da França. Inicialmente, estudou dança clássica antes de ingressar no Balé de Estrasburgo e na lendária Escola Mudra, fundada em 1970 em Bruxelas por Maurice Béjart, por quem também foi dirigida quando integrou o elenco da companhia Balé do Século XX. Na década seguinte, quando decidiu seguir com suas próprias criações, ganhou fama mundial com sua peça May B, de 1981, que a fez ser considerada como expoente de uma versão francesa do Tanztheater, defendido pela alemã Pina Bausch.

Contemplada com inúmeros prêmios internacionais, incluindo o Leão de Ouro da Bienal de Dança de Veneza, e depois de décadas trabalhando e fundando centros coreográficos na França, Maguy está atualmente fixada com sua companhia no inovador centro artístico Ramdam, localizado em Sainte Foy-Lès-Lyon.

BiT também abre caminho para a chegada de outras dez companhias e coreógrafos franceses na mostra FranceDanse Brasil 2016 em São Paulo. Além das apresentações, o evento realizado pelo Institut Français e parceiros locais, como o Sesc SP, ofecere até novembro oficinas, conferências, seminários, exibição de filmes e residências artísticas.


BiT
Compagnie Maguy Marin
7 e 8 de outubro
Sexta e sábado, 21h
Sesc Pinheiros
R$ 50
10 anos

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>