Cia. Fragmento faz mostra com quatro coreografias de seu repertório

Por incrível que pareça, na dança, o grupo dos coreógrafos ainda está dominado pelos homens. É urgente e necessário que o trabalho das coreógrafas ganhe mais visibilidade. Este é um dos motivos pelo qual super vale a pena acompanhar toda a programação da Mostra de Repertório da Cia. Fragmento de Dança, dirigida pela coreógrafa Vanessa Macedo. Já outro grande motivo, é que o evento vai trocar os ingressos por alimentos não perecíveis que serão destinados à doação.

Cena de "Nuvem de Insetos". Foto: Leo Lin (Divulgação)

Cena de “Nuvem de Insetos”. Foto: Leo Lin (Divulgação)

No que se refere às questões estéticas, Vanessa tem mantido uma produção constante, regular e muito coerente. Emprestando um olhar sensível que deixa evidente o feminino sem estereótipos e afetação. Desde de 2002, quando fundou a companhia, colocou 13 peças em cartaz, das quais quatro integram a mostra que terá vez até dezembro no espaço Kasulo, situado na Barra Funda.

Em Nuvens Insetos, cujo processo se iniciou em 2011, os intérpretes criadores coletaram depoimentos de transeuntes no Centro Cultural São Paulo e que tinham como instrumento norteador a pergunta “o que você escreveria se fosse sua última carta?”. Neste ano, a mesma pergunta foi refeita na Praça da Sé com o objetivo de transpor a afetividade embutida nas respostas para o palco. O solo de dança Um Corpo Só toma forma de depoimento que mistura ficção e memórias, criando uma relação entre a própria Vanessa com a rigidez da ginástica rítmica, a paixão pelo teatro e o estudo de piano.

Beije Minha Alma é um mergulho na obra da artista plástica britânica Tracey Emin, tendo sido contemplado pelo prêmio do 12º Cultura Inglesa Festival, que possibilitou o desenvolvimento do trabalho. O público é colocado em uma situação para exercer o voyeurismo e observar a intimidade e a solidão. Corpos Frágeis é uma apoteose do feminino. A partir do livro Corpos Frágeis, Mulheres Poderosas, de Maria Martoccia e Javiera Gutierrez, reúne inspiração de nove notáveis mulheres que deixaram seus legados. Frida Kahlo e Virginia Woolf estão entre essas mulheres com fragilidade física, mas cheias de potência.


Mostra de Repertório
Cia. Fragmento de Dança
3 de novembro a 11 de dezembro
Kasulo Espaço de Cultura e Arte – Rua Sousa Lima, 300, Barra Funda
O ingresso deve ser trocado por um alimento não perecível

Nuvens Insetos (2011)
3 a 13 de novembro
Quinta a sábado, 21h; domingo, 19h
50 minutos
16 anos

Um Corpo Só (2015)
17 a 20 de novembro
Quinta a sábado, 21h; domingo, 19h
50 minutos
16 anos

Beije Minha Alma (2008)
24 de novembro a 4 de dezembro
Quinta a sábado, 21h; domingo, 19h
50 minutos
16 anos

Corpos Frágeis (2010)
8 a 11 de dezembro
Quinta a sábado, 21h; domingo, 19h
50 minutos
16 anos

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>