Sesc Pompeia recebe reggae dançado com sapatilhas de ponta

O Sesc Pompeia recebe duas sessões da coreografia Dub Love, concebida com a ousadia francesa de Cecilia Bengolea e François Chaignaud na sexta (4) e sábado (5). Uma fusão inusitada faz o elenco dançar reggae usando sapatilhas de ponta, iguaizinhas às usadas no balé clássico.

Foto: Hervé Véronèse

Foto: Hervé Véronèse

A criação de 2013 marca o encontro dos coreógrafos CeciliaChaignaud com o DJ Dub High Elements. E faz referência à origem do ritmo dub, que é cercada pela lenda de ter nascido a partir de um erro. Conta-se que no final da década de 1960, na Jamaica, o músico (e considerado pai do remix) King Tubby teria tocado um disco não finalizado e que tinha apenas gravações instrumentais. O público teria se empolgado com o novo som e, a partir de então, teria ganhado novos territórios. Os sound systems (ou sistemas de som) com potentes caixas amplificadoras, também causavam um impacto físico nos corpos e a galera da época achou isto um máximo.

Ao propor o trabalho, os coreógrafos decidiram que os efeitos sonoros deveriam ganhar liberdade durante a dança que mescla passos ensaiados e improvisação. Para isto, uma mesa de mixagem, comandada pelo MC MatDTSound, é usada para criar um som único, estimulando o elenco que usa sapatilhas de ponta a oscilar entre equilíbrio e desequilíbrio. Dub Love ainda ressalta o caráter de manifesto do movimento reggae jamaicano, que lutou contra a opressão da discriminação, uma herança da colonização britânica. E traça um paralelo com a “ditatura” da sapatilha que simboliza o desafio de superar a dor para alcançar o prazer em dançar.

Parceiros artísticos desde 2005, Cecilia e Chaignaud vêm ao Brasil integrando programação do FranceDanse Brasil 2016. A dupla, que coleciona trabalhos reconhecidos por prêmios e crítica especializada, assina três coreografias originais para o Ballet de L’Opéra de Lyon, Ballet de Lorraine e o consagrado Wuppertal Tanztheater, que já foi dirigido por Pina Bausch na Alemanha. Em 2016, os dois seguem criando uma nova peça ao som do ritmo jamaicano.


Dub Love
Cecilia Bengolea e François Chaignaud
4 e 5 de novembro
Sexta e sábado, 21h
Sesc Pompeia – Teatro
R$40
14 anos

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>