“Moonlight”: descubra onde e por que ver o grande vencedor do Oscar

A edição 89 do Oscar não elegeu Moonlight – Sob a luz do luar como Melhor Filme apenas pelas suas virtudes cinematográficas. O filme dirigido por Barry Jenkins – e que tem Brad Pitt entre seus produtores – reúne uma série de temas importantes, retratando uma versão sobre a dura realidade da periferia de Miami.

Apesar da gafe histórica ocorrida em Los Angeles, no dia 26 de fevereiro, era de fato um adversário forte para o favoritismo de La La Land – Cantando Estações. Pois, já havia faturado o Globo de Ouro de Melhor Filme (categoria Drama) e ainda arrebatou no Dolby Theater outras duas estatuetas douradas: a de Melhor Ator Coadjuvante, para a atuação de Mahershala Ali, e de Melhor Roteiro Adaptado, pois é baseado na peça do dramaturgo estadunidense Tarell Alvin McCraney intitulada In Moonlight Black Boys Look Blue.

Divulgação (Diamond Films)

Divulgação (Diamond Films)

A personagem principal é interpretada em três fases distintas pela admirável atuação de Alex Hibbert, Ashton Sanders e Trevante Rhodes, que respectivamente representam a infância, a adolescência e a vida adulta. A pobreza, o bullying, o tráfico de drogas e a violência são alguns dos temas que atravessam a conturbada existência do menino Chiron, que convive com sua mãe solteira viciada em crack (Naomie Harris). O encontro com o traficante Juan (Mahershala Ali) coloca em evidência a questão da imigração nos EUA e o assistencialismo exercido nas periferias por aqueles que mandam no pedaço.

A cumplicidade entre o traficante e o menino é justificada na narrativa pelas suas semelhanças e pela luta na autoafirmação em uma comunidade de afroamericanos. No caso de um, sustentar a decisão de tornar-se o chefe do tráfico. Para o outro, enfrentar a discriminação e a perseguição por causa da sua sexualidade. Em resumo, Moonlight é um filme corajoso por lançar em única tacada inúmeros assuntos de extrema urgência para se pensar a diversidade, a violência física e moral exercida em ambiente escolar e os danos decorrentes do vício em entorpecentes.


Moonlight – Sob a luz do luar*
De Barry Jenkins
16 anos
Cinesala – São Paulo
Caixa Belas Artes
Cinépolis JK Iguatemi
Cine Reserva Cultural
Kinoplex Vila Olímpia
Espaço Itaú de Cinema – Pompeia
PlayArte Paulista
Cinemark Market Place
Kinoplex Osasco
Cinemark Park Shopping São Caetano
Cineflix The Square Granja Vianna
Cinearte – São Paulo
Kinoplex Itaim
PlayArte Multiplex Bristol
Espaço Itaú de Cinema – Augusta


*Programação sujeita a alteração dos exibidores.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>