Trem da CPTM leva público de apresentação itinerante até o Jardim Romano

Tem muito artista por aí com interesse em “levar a cidade para o palco”. Mas, poucos se arriscam verdadeiramente a sentir o cheiro, as texturas e mergulhar no real microuniverso chamado São Paulo. Em A Cidade dos Rios Invisíveis, do Coletivo Estopô Balaio, o caminho é justamente o inverso.

Foto: João Junior (Divulgação)

Foto: João Junior (Divulgação)

Desta vez, é o público que vive a experiência de viajar pela Linha 12 – Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Com partida do Espaço Cultural da Estação do Brás, um grupo de até 60 pessoas adentra um vagão da composição com fones de ouvido e um tocador de mp3. Mesmo que o cenário avistado pelas janelas seja conhecido por milhões de paulistanos, a proposta do coletivo adiciona uma carga poética e reflexiva para a percepção da paisagem, que se transforma consideravelmente rumo ao extremo da Zona Leste.

O destino final é o Jardim Romano, reduto de migrantes, em maioria vindos do Nordeste. A viagem tem continuidade com intervenções artísticas de dança, teatro e música pelos caminhos do bairro até o córrego Três Pontes, um braço do Rio Tietê, onde o cotidiano dos moradores e a encenação vão se misturar e é o lugar previsto para encerramento da jornada.

O ingresso na apresentação é grátis. As sessões serão sempre aos sábados e domingos e é preciso fazer uma reserva pelo e-mail reservas@coletivoestopobalaio.com.br. O percurso total dura cerca de 3 horas e 30 minutos e o participante precisa pagar o bilhete para embarcar no trem da CPTM, cuja tarifa cheia atualmente custa R$ 3,80.


A Cidade dos Rios Invisíveis
Coletivo Estopô Balaio
8 a 30 de abril
Sábados e domingos, 14h*
Espaço Cultural da Estação Brás (CPTM)
Grátis**
12 anos***
3h30min****

*Recomenda-se chegar com antecedência de 30 minutos ao ponto de encontro. Participação mediante reserva feita pelo e-mail reservas@coletivoestopobalaio.com.br.
** Ingresso é grátis, mas é necessário pagar pelo bilhete da CPTM que também aceita o cartão Bilhete Único.
*** Devido à itinerância, crianças devem estar acompanhadas de seus responsáveis.
**** Recomenda-se ainda levar capas e/ou guarda chuvas.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>