Remontagem de “Dom Quixote” reúne balé e orquestra no Teatro Sérgio Cardoso

Ver balé e orquestra juntos é sempre uma emoção única. Quando em cartaz está Dom Quixote, a proposta fica irresistível! Com somente duas apresentações na Bela Vista, a Cia. Brasileira de Danças Clássicas e a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos levam a público um verdadeiro 2 em 1 de obras clássicas.

Foto: Karina Fojo (Divulgação)

Foto: Karina Fojo (Divulgação)

Para começar, a grande inspiração é a obra de Miguel de Cervantes (1547-1616). Considerado o marco fundador da língua espanhola, El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha (1605) é um romance pitoresco, que tira um sarro com os contos de cavalaria medievais e narra a história do sonhador Dom Quixote - apaixonado por Dulcineia - e que tem a companhia seu amigo bem pé-no-chão Sancho Pança como companheiro de jornada pelas regiões de Mancha, Aragão e Catalunha.

A coreografia é uma reprodução da montagem idealizada pelo francês Marius Petipa (1818-1910) embalado pela sinfonia do compositor austríaco Ludwig  Minkus (1826-1917). A estreia mundial foi com elenco do Teatro Bolshoi em 1869 e previa cinco atos. Mais tarde, uma reestruturação em 1900, lançou a versão com três atos, que passou a ser a mais difundida e é a que chega até o Teatro Sérgio Cardoso, sob supervisão de Guivalde de Almeida. Ele, que é no Brasil um dos mais renomados remontadores de clássicos do balé, tem como parceiro na façanha o maestro Emiliano Patarra, que conduzirá a execução das partituras com os músicos da orquestra guarulhense.


Dom Quixote
Cia. Brasileira de Danças Clássicas
Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos
1º e 2 de julho
Sábado, 21h; domingo, 17h
Teatro Sérgio Cardoso
R$ 50 a R$ 100 (inteira)
120 minutos
Livre

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>