Câncer do colo do útero (cerviz)

O que é o cérvix?


O cérvix é a parte bajade da matriz ou útero e, normalmente, é conhecido como o ‘colo do útero’.Podemos dizer que é a boca de entrada para a cavidade do útero.


As mudanças precancerosos do cérvix nopresentan sintomas


Seu papel é importanteen a manutenção de unembarazo normal. Em mulheres não grávidas, elcérvix não tem uma função caracterizada, mas pode ser também importantepara eldisfrute sexual em algumas mulheres.


Como Saber mais?


Consulte numerosos artigos relacionados em nuestrassecciones:


O que é o cáncercervical?


O câncer cervical é um dos cánceresfemeninos mais frequentes.


A organização mundial de lasalud recomenda que todas as mulheres em idade fértil passem controlesginecológicos pelo menos uma vez a cada dois anos, com o fim de prevenir esta yotras doenças ginecológicas. Por isso, a maioria das mujeresoccidentales são submetidos periodicamente a uma prova de tomada de muestracervical, conhecida mais comumente comocitología, ou também chamado de teste de Paps, e serve para detectar alterações celulares que antecedem o câncer. É importantesaber que este teste pode informar sobre lesões do colo do útero, quesin ser câncer podem, com o tempo, levar a ele, daí que seja tão valiosapara a prevenção e o diagnóstico precoce da doença em mulheres aúnsanas.


Essas lesões cervicais costumam ser cambioscelulares adiantados que demoram anos para se transformar em câncer e, em algunoscasos, podem desaparecer por si só. A maioria dos resultados anormalesde as provas cervicais não correspondem a um diagnóstico evidente decáncer, mas sim emitir a clara possibilidade de que o tecido possa degenerarhasta esse ponto nos próximos anos. Um desses possíveis mudanças precancerososes o que recebe o nome de NIC (Neoplasia intraepitelial Cervical). Se elCIN se deixa evoluir sem tratamento, termina quase sempre em câncer decérvix.


Os dois tipos de câncer cervical mais frecuentesson o câncer de células escamosas (também chamado epidermoide) e eladenocarcinoma. O mais freqüente é o primeiro, o epidermoide.


Consultas almédico


Algumas perguntas relacionadas:


O que causa o câncer cervical?


Não existe unaúnica causa definida na maioria dos casos. Na maioria, se encontra elantecedente prévio de infecção viral do nuca, que pode ocorrer por losvirus do papiloma humano ou elherpes simples genital, também chamado de Herpes tipo II(não confundir com elherpes batom, também chamado de Herpes simples tipo I).Na maioria das vezes, essas infecções são despercebidas pela mujery se adquirem na época jovem, geralmente devido à atividade sexualnormal. Por isso, está demonstrado claramente que o câncer de colo de útero esmás frequente em mulheres com maior número de relações sexuais, ou com uninicio destas relações em idades mais precoces. O hábito defumar parece aumentar também o risco de desarrollarel câncer cervical.


O câncer cervical pode afetar atodos os grupos de idade, apresentando-se geralmente a partir dos 30 añosen fases iniciais.


Uma das formas que tem a mulheresda reduzir o risco de desenvolver o câncer cervical é submeter-se a pruebasde tomada de amostras cervicais de forma regular. Geralmente, uma vez que a universidade iniciado a atividade sexual é muito conveniente que todas as mulheres sesometan a uma adequada revisão ginecológica cada 1-3 anos, variando intervalo de tempo, dependendo de sua idade, fatores de risco,etc.


Lavacuna contra o HPV


Em Portugal, como há algum tempo entoda a CE, que já está aprovada a nova vacina contra o vírus papiloma humano(HPV), e já está incluída no calendário de vacinação recomendado. Leia sobreellaaquí.

Publicidade

Quais são os sintomas do cáncercervical?


As mudanças precancerosos do cervical (CIN) nopresentan sintomas, por isso é importante a realização de citologíasperiódicas. Quando já existe um câncer cervical, em muitas vezes, ainda não sepresentan sintomas, mas o mais frequente é que a mulher experimente sangradosde curta montante entre lasmenstruaciones, se não esmenopaúsica, ou após manter relações sexuais. Enmujeres menopáusicas, pode ocorrer que haja novamente uma aparentemenstruación. Outros sintomas que podem ocorrer são: corrimento vaginal, com sangue, iene casos avançados, dor, sangramento pelo ânus e molestiasurinarias.


Como é diagnosticado o câncer cervical?


Eldiagnóstico de segurança é realizada através de unabiopsia do cérvix. Normalmente, se realiza depois deunaexploración e um exame interno do fundo vaginalllamado colposcopia. Com a biópsia tenta-se tomar uma amostra com a querealizar um estudo do tecido doente com o microscópio.


Como se trata o cáncercervical?


Quando se chega ao diagnóstico do cáncercervical, os médicos devem deliberar entre as diferentes opções detratamiento, já que este depende de se o câncer se espalhou hastaafectar a outros tecidos pélvicos, ou se só afeta a saúde pública. Losporcentajes de cura do câncer cervical dependem de se espalhou másallá do colo do útero ou não, basicamente. Por isso, como já foi mencionado, éfundamental seu diagnóstico precoce. Se detectar, nas fases iniciais, lascifras de cura desta doença chegam a atingir até 95%-100%. Otratamento mais eficaz se realiza através de cirurgia e/oradioterapia.


O tratamientopuede incluir um tipo dehisterectomía ( extirpação do útero), llamadahisterectomía radical ou de Wertheim-Meigs, em que o cirurgião extirpa todoel útero e os ovários.


A radioterapia tambiénsuele fazer parte do tratamento, e seu objetivo é destruir as poucas célulascancerígenas que o ginecologista não pode ver, e que podem ter ficado em lazona da intervenção cirúrgica. Na ocasião, também pode ser aplicado comotratamiento healing original, sem necessidade de recorrer à cirurgia.

Dr. Erik Fangel Poulsen, especialista em Obstetrícia e Ginecologia. Dr. Philip Owen, especialista em Obstetrícia e Ginecologia. Atualizado: 18-01-2015 Revisado por: Dr. José Luis Monroy Antón, especialista em Oncologia magnus amaral campos,

Deixe uma resposta