Primeiros passos nestes 4 desportos, sem importar a sua idade | Esporte

RUNNING

Observe isto:

Entre os 20 e 25 anos é a idade ideal para as primeiras 5.000 horas.
– A partir dos 30 anos, as anteriores experiências desportivas ajudá-lo na capacidade de desempenho.
Se empezas de zero a 30 ou 40 anos, os resultados serão limitados pela decadência das qualidades físicas, ainda que não se tenha de ser redutora e tudo vai depender de cada caso.

Lembra-te que:

A evolução deve ser progressiva, durante muito tempo.

Andar de BICICLETA

Observe isto:

– O descanso total é parte do treino, mas não contabilice horas. Até os 17 anos, pode-se dizer que as faculdades físicas não estão desenvolvidas e o volume de trabalho está mais limitado.
– De 22 a 30 anos podem completar as 5.000 horas de trabalho.
Não existe um limite de idade em que iniciar-se nas primeiras horas de treinamento. As adaptações cardiovasculares, metabólicas e musculares ocorrem seja aos 20 ou 40 anos.
– As 10.000 horas devem ser agendadas por um especialista.
– Realizadas sem ordem, não nos conduzirão ao domínio da disciplina.

Lembra-te que:

O excesso de volume de horas e o trabalho físico é um inimigo.

NATAÇÃO

Observe isto:

– Os profissionais realizam suas primeiras 10.000 horas quando têm 11-12 anos. Tenha em conta este dado, para avaliar bem suas possibilidades.
O componente genético determina uma maior ou menor aptidão para completar com sucesso as corridas.
– Os nadadores de média e longa distância nadam em torno dos 10.000 ou 12.000 metros diários.
A idade limite para se iniciar na competição é de 9-10 anos. A técnica se deve começar a aprender os 6-7 anos de idade (sempre no caso de a competição de elite).
– Iniciar a natação a partir dos 30 anos é possível e a melhoria técnica se adquire embora a um ritmo menor.

Lembra-te que:

A nível amador é um dos esportes com maior longevidade.Com 65 anos de idade é possível iniciar e treinar de 2/3 horas diárias. Se quiser entrar na competição aos 30 anos, busca seus próprios objectivos.
Para os corredores que querem iniciar no triathlon, o treino recomendado de natação estaria em torno dos 2.000 ou 3.000 metros diários.

Tênis

Observe isto:

– Em Portugal, as 10.000 horas repartirían em torno de 75% na pista e 25% de desenvolvimento físico. Em outros países essa proporção muda, com menos tempo na pista.
Qualquer pessoa pode se iniciar no tênis em torno dos 30 anos. É importante, nesse caso, todo o trabalho físico anterior que tenha feito, mesmo que tenha sido para outra disciplina.
As cargas de treinamento de tênis são progressivase o ideal é começar desde a infância. Uma criança que queira dedicar-se a competição deve treinar 10-15 horas semanais entre os 12-14 anos; a partir daí subir a 20-25 minutos, e quando já estiver formado fisicamente, a partir de 17-18, subir a 25-30 horas.
– O desenvolvimento das raquetes, a nível tecnológico facilita obter os melhores resultados, com menor técnica.
Um tenista profissional treina, atualmente, uma média de 30 horas por semana em épocas de muita carga de preparação(pré-temporada). Durante fases de competição reduz de 20 a 24 (além dos partidos).

Lembra-te que:

Iniciar no tênis, a idade avançada, será muito mais fácil se já tiver sido praticado antes outro esporte. Todas as horas somam, especialmente aquelas que tiveram que ver com o desenvolvimento físico.

Deixe uma resposta